Aluno com TDAH se supera nas aulas online

A pandemia do conoravírus chegou em 2020 exigindo muitas transformações e adaptações na vida de milhares de pessoas. Com o aluno da Faculdade São Luís de França, Jhonatas Santos Vieira, que cursa o 3° período de Letras, não foi diferente. Com a chegada do vírus e o isolamento social, começou uma nova modalidade de aulas: ao vivo e online.

Para alguns não chegou a ser uma novidade ou desafio, mas para Jhonatas, que ao longo de sua vida acadêmica batalhou contra o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o momento foi de apreensão e dificuldades.

O aluno explicou que estudar, mesmo de forma presencial, sempre exigiu muita dedicação e esforço, pois a doença gera algumas dificuldades no aprendizado. Sair do ambiente da sala de aula e se adaptar às aulas virtuais foi mais um desafio enfrentado.

“A minha maior dificuldade foi com a concentração nas aulas online, pois em meio a várias dispersões que encontrei em casa tive que procurar entender que tudo é passageiro e seguir em frente, mesmo com toda dificuldade. Uma das soluções foi criar mais foco e determinação para com o meu estudo”, afirmou.

Com aulas online há um ano, Jhonatas relatou que pensou em desistir, pois até mesmo a necessidade de ler os livros em PDF foram uma dificuldade a mais no seu processo de aprendizagem.

E diante dos desafios, que estão longe de terminar, Jhonatas deixa uma mensagem positiva. “A minha maior motivação para não desanimar diante da realidade em que vivemos é que como diz Tereza D’ Ávila: ‘Tudo passa!’. É com essa certeza que procuro não desanimar e caminhar enfrentando as dificuldades do caminho”.

O que é TDAH?

O TDAH é um transtorno neurobiológico que se manifesta na infância e costuma atrapalhar o desempenho dos alunos em sala de aula, ele se enquadra nos distúrbios de aprendizagens mais comuns entre os estudantes de todas as fases do ensino.

Crianças, adolescentes e adultos podem apresentar sintomas e sofrer com a pressão para estudar e aprender conteúdos. Afinal, ter foco e concentração para compreender é uma das maiores dificuldades de quem tem TDAH.

Dicas de estudo

1 – Comece o dia sempre no mesmo horário;

2 – Programe seu tempo de estudo;

3 – Siga um plano de estudos;

4 – Organize seu tempo e faça pausas;

5 – Aprendizagem multimodal pode ajudar, use a criatividade:

• Realce o texto com canetas de cores diferentes.
  • Grave anotações como memorandos de voz e ouça.
  • Use acrônimos para criar maneiras engraçadas para lembrar de fatos.
  • Tente ler uma tarefa em voz alta usando uma voz expressiva.
  • Se puder, obtenha a versão em áudio de um livro que você precisa ler e ouvir enquanto faz anotações e / ou exercícios