Alunos do curso de Direito da FSLF participam de ação conjunta com Fórum Integrado IV Fernando Ribeiro Franco

Alunos do 7º e 8º período do curso de Direito da Faculdade São Luís de França participaram nesta quarta-feira, 09/11, de uma ação conjunta da instituição de ensino e do Fórum Integrado IV Fernando Ribeiro Franco, localizado no bairro Santa Maria. Na ocasião, os alunos realizaram um pré-cadastro da população carente, que será levado para o Núcleo de Práticas Jurídicas da São Luís.

De acordo com o professor Bernardo Cecílio, os alunos vão fazer o atendimento jurídico e caso haja necessidade serão ingressadas ações judiciais nos casos que não for possível o acordo extrajudicial.  “Aqui atendemos casos de baixa complexidade e fazemos orientações. E a expectativa dos alunos é a melhor possível, porque os alunos sempre têm aquela vontade de atender, se portar como advogado e mostrar o seu conhecimento. Então aqui tivemos uma participação massiva dos alunos e da população, o que engrandece o evento”, destacou.

Muito animado com a oportunidade, o estudante do 7º período, Francis Silva Oliveira, relatou que enquanto aluno é a primeira vez que participo de um evento como este. “É um momento que engrandece o nosso conhecimento com casos reais. Trabalhando a teoria que aprendemos em sala de aula com a prática aqui, atendendo casos reais. É algo que afirma ainda mais a minha escolha pelo curso de Direito, me auxiliando ainda mais. Em minhas escolhas futuras que devo seguir em minha carreira, como futuro operador do Direito”, afirmou.

Para o aluno Cleovansostenes Abud Freire, 7º período, foi uma experiência única para poder observar a prática e ter o contato com as pessoas. “Essa oportunidade dá uma evolução muito grande para o curso porque é muito importante conhecer a prática. Sou apaixonado pelo direito, pois ele pacifica conflitos e hoje aqui além de aprendizado, também é uma oportunidade de acolher pessoas mais carentes, onde o braço da justiça não alcança. E em eventos como este podemos chegar mais perto e ajudar esse público”, afirmou.

O Juiz de Direito e diretor do Fórum, José Anselmo de Oliveira, também destacou a importância da parceria. “O Fórum sempre teve um papel importante em parcerias com faculdades de direito, primeiro porque estamos numa área que tem uma população vulnerável e qualquer ajuda de acolher essa comunidade, dar assistência e orientação sempre é bom. Além disso, eu também sou professor de direito e vejo que a formação do aluno não pode ficar restrita na sala de aula, o aluno tem que ter contato com a realidade e não existe contato melhor do que com essa população vulnerável e que precisa de assistência jurídica. Mesmo com o trabalho da Defensoria Pública e de algumas instituições como o próprio Ministério Público, existe uma demanda muito grande, que às vezes não precisa nem da ação judicial em si, mas da orientação, que é tão importante quanto o ajuizamento de qualquer ação”, ressaltou.

A ação continuou na sexta-feira, 11/11, das 08h às 11h, no estacionamento do Fórum. Segundo o professor Bernardo, o projeto deve se tornar uma prática rotineira nos próximos semestres.