MENU
Menu Principal

Aprenda como evitar a procrastinação durante a pós-graduação


às 19h40
Compartilhe:

Após alguns fazendo um curso de graduação muitos estudantes se sentem aliviados ao finalizá-lo, alguns preferem dar um tempo e tirar um ano sabático, outros já pulam logo para o primeiro emprego ou emendam os estudos com uma pós-graduação. A grande questão é: como faz para manter a motivação?

Apesar de ser uma grande oportunidade para complementar o currículo não deixa de ser uma obrigação que pode se tornar exaustiva e fazer com que o aluno procrastine até o último minuto. Pensando nisso, nós da Faculdade São Luís de França, trouxemos algumas dicas para você, aluno, não desistir do curso e se manter focado. Quer ver? Confira:

Preste atenção nos seus vícios

Essa é uma das dicas mais importantes, pois é a partir dela que você vai entender de que forma você procrastina. Faça um levantamento de tudo o que o distrai, especialmente aquelas atividades nas quais você se engaja sempre após encontrar um pequeno desafio. 

Esse vício pode ser interpretado como uma leve preguiça, uma vontade de descansar um pouco ou alguma curiosidade na internet que não pode esperar e não vai fazer mal. O próximo passo é lutar contra eles da única forma que funciona: altere seu ambiente. Desligue sua internet em horários que você designou para trabalhar no computador.

Dedique-se às tarefas mais importantes

Analise as tarefas que você tem para fazer de acordo com suas prioridades e dedique-se a uma delas por vez. Fazer várias atividades ao mesmo tempo passa uma falsa impressão de produtividade, quando a realidade é que você não está se dedicando por completo a nenhuma das coisas que está fazendo, se tornando uma perda de tempo já que o conteúdo não está sendo absorvido. 

Fazer as coisas mais fáceis primeiro pode ser mais rápido e mais prazeroso, mas se você seguir sempre essa lógica de deixar o que for mais difícil para depois o peso na sua consciência só irá aumentar.

Defina dias e horários para essas tarefas

Depois de definir quais tarefas você vai fazer em um determinado dia, estabeleça também um horário para cada uma delas. Seguindo a ideia de estudar determinada matéria das 10 às 13h ao invés de estudar essa matéria por 3 horas, por exemplo, você não terá como deixar todas as suas tarefas para o fim do dia. 

Uma tarefa atrasada do dia anterior prejudica o andamento de todas as outras do dia seguinte. Anotando todas elas em um mesmo calendário ou agenda você perceberá mais facilmente como seus afazeres estão conectados de alguma forma.

Crie recompensas para se motivar mais

Trabalhar com um sistema de recompensas pode ser bastante motivador. A cada tarefa que for realizada, você pode, por exemplo, se presentear com a sua comida ou bebida preferida ou até mesmo assistir a um filme. O importante é saber medir quando parar, ou o próprio sistema de recompensas acaba se transformando em procrastinação. 

Existem diversos métodos, técnicas e aplicativos que ajudam a combater as distrações. Um dos mais famosos é a Técnica Pomodoro, que trabalha com intervalos de tempo de trabalho e de descanso. 

Compartilhe: