Aprenda como potencializar a leitura de textos acadêmicos

A leitura é uma das atividades mais importantes e fundamentais na vida de todo estudante, entretanto, muitas vezes os momentos de leitura nem sempre costumam ser produtivos como deveriam ser, pode passar horas pesquisando, lendo e, ao final, não absorver completamente o conteúdo, fazendo com que precise reler mais de uma vez o mesmo material, tornando o processo enfadonho. Sendo assim, trouxemos algumas dicas de como tornar esses momentos proveitosos, confira:

Eliminar os ruídos e preparar o ambiente: o primeiro passo é, antes de tudo, manter a concentração como exercício primordial. Desligue a TV, o rádio, o celular e qualquer outra coisa que possa desviar sua atenção. É necessário que o ambiente esteja silencioso e contar com boa iluminação.

Fazer uma leitura de ambientação: O objetivo é conhecer o tema que o artigo aborda, e o título pode ser muito útil na missão. As palavras-chaves fornecem informações sobre as grandes áreas de discussão que o artigo engloba, por exemplo: educação de adultos; universidade inovadora; competência docente e assim por diante. Faça um registro de termos que considere importantes para pesquisar o significado.

Leitura de identificação:  O ideal é fazer alguns questionamentos que estão relacionados ao artigo, por exemplo:

– Qual a problemática?
– O objetivo geral?
– E a hipótese elaborada?
– Quais métodos foram utilizados?
– Quais resultados foram obtidos com o trabalho?
– E as conclusões que o autor obteve?
– O que pode afetar os resultados?
– E Quais conclusões você tira do estudo apresentado?

Interpretação e fichamento: após a leitura de identificação, chegou o momento de fazer anotações para desenvolver um resumo. Os resumos sempre ajudam a fixar melhor o conteúdo. O interessante é utilizar pontos-chaves ao longo do texto, eles ajudam a promover a conexão entre os dados. Outra dica importante é fazer o fichamento das passagens e descobertas de maior influência na sua área.