MENU
Menu Principal

Aprenda como ter um rendimento melhor nos estudos


às 13h48
Compartilhe:

Se sair bem nas provas ou ser aprovado em um concurso público requer organização, dedicação e, claro, estudar bastante até assimilar o conteúdo. Existem maneiras de ensinar o cérebro a fixar conteúdos ao invés de decorá-los, mas para isso é necessário manter uma vida equilibrada e exercitar o cérebro diariamente com muita leitura e com algumas dicas a seguir:

1 – Estudar por no mínimo 2 horas

O importante é manter o foco em uma disciplina por vez pelo menos 2 horas por dia, pois quanto mais matérias estudar ao mesmo tempo, as possibilidades de absorver o conteúdo são menores, mas caso tenha várias matérias para estudar por dia, tente estudar as que mais se aproximam, ou seja, se começar estudando Matemática, em seguida dedique-se à Física, por exemplo.

2 – Procure não decorar o conteúdo

É normal esquecer tudo aquilo que decoramos, então ao invés de decorar, procure assimilar o conteúdo e aprenda a armazenar conteúdos para que eles se fixem por um maior tempo.

3 – Tente se organizar

A organização é um dos pilares fundamentais para o bom rendimento, pois ninguém consegue se concentrar na bagunça, portanto organize o seu ambiente de estudo e procure estudar em locais em que a atenção não será desviada para outras atividades. Desligue a TV e vá para um espaço no qual não tenha uma grande circulação de pessoas.

4 – Anote todo o conteúdo que considerar importante

Ao estudar tenha o hábito de anotar tudo aquilo que lhe parece importante. Ao final, faça um resumo sobre as ideias centrais das matérias estudadas. Quem escreve consegue assimilar melhor o conteúdo e tê-lo por mais tempo na mente.

5 – Estude com antecedência

Nada de estudar para uma prova na véspera. O ideal é a dedicação diária para que você não se desespere ao acumular matérias.

6 – Evite estudar de madrugada

Estudar no período da madrugada pode ser prejudicial à saúde. Além do cérebro possuir menor concentração, não dormir de madrugada pode causar excesso de sono ao longo do dia seguinte, comprometendo o seu rendimento.

7 – Leia nas horas vagas

Especialistas afirmam que ler nas horas vagas ajuda no processo de assimilação do conteúdo. Mas, ler com atenção faz com que se entenda o que está lendo e não apenas fazendo uma leitura superficial.

Compartilhe: