MENU
Menu Principal

Autossabotagem: saiba o que é e como combater 


às 11h54
Compartilhe:

Quando pensamos no mercado de trabalho uma das preocupações vem da concorrência, mas em alguns casos, a dificuldade enfrentada vem do nosso principal concorrente, nós mesmo. Algumas pessoas não percebem, mas praticam a autossabotagem, já ouviu falar?

Esse comportamento funciona como um mecanismo de defesa contra conflitos, mas, em vez de proteger, acaba sendo prejudicial. A autossabotagem é um dos motivos que impedem as pessoas de conquistarem os seus objetivos, podendo ocorrer de forma consciente ou não.

Muitas vezes, as pessoas nem se dão conta de que estão se sabotando e o comportamento pode se apresentar em forma de vitimização, procrastinação, medo, negação e inconstância. Para reconhecer os sinais, procure perceber as situações que você cria e que o impedem de realizar algo que queira demais.

E como eliminar ?

Se você se identificou com um desses pensamentos sabotadores, fique calmo! Isso é normal e pode acontecer em diferentes etapas da sua vida. O importante é não deixar que essas práticas nocivas sejam corriqueiras e alterem o seu modo de ver ou aproveitar as coisas.

Para ajudar a reduzir esses episódios de autossabotagem, algumas ações podem ajudar:

Saia da zona de conforto – enfrentar o desconhecido e as mudanças sempre gera um pouco de medo, mas encarar situações que exigem enfrentar mudanças fazem bem no processo de combate a autossabotagem;

Autoestima – valorize suas qualidades, evite comparações com os outros, aceite suas falhas e aprenda com os erros;

Mente ocupada – a autossabotagem ganha espaço na ociosidade, por isso, é importante investir em atividades que possam estimular a sua mente e o seu corpo de maneira saudável.

Compartilhe: