Bacharelado ou tecnólogo: você sabe qual a diferença?

Os cursos de tecnólogo e bacharelado são graduações de nível superior, oferecidas por instituições públicas e privadas de todo o país. Para ingressar é necessário concluir o ensino médio e passar por um processo seletivo, que pode ser o vestibular tradicional, vestibular agendado, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) ou o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No entanto, essas graduações são bem diferentes. Por isso nós trouxemos algumas dessas diferenças para você entender sobre o que se trata e as características de cada um desses cursos para você poder escolher a melhor opção.

Duração do curso de bacharelado: pode durar entre 3 e 6 anos.

Duração do curso de Tecnólogo: dura entre 2 e 3 anos.

Foco do bacharelado: a modalidade tem como foco a preparação de profissionais generalistas com conhecimentos sólidos sobre a base de uma profissão.

Foco do Tecnólogo: tem disciplinas mais práticas e voltadas para as necessidades do mercado de trabalho.

Tipo de diploma do curso de bacharelado: confere o grau de bacharel, que é obrigatório para o exercício de algumas profissões, como advogado, engenheiro, jornalista e médico, por exemplo.

Tipo de diploma do curso de tecnólogo: O curso superior de tecnologia confere o grau de tecnólogo.

Por que escolher o curso de bacharelado?

Ele é uma formação abrangente que oferece ao aluno uma visão ampla daquela área profissional. No bacharelado em Administração, por exemplo, o aluno estuda matérias de Direito, Administração, Contabilidade, Economia, Matemática Financeira e entre outras.

O estudante que opta pelo bacharelado não precisa decidir especificamente em qual departamento quer trabalhar, ou qual especialização pretende seguir, portanto, é uma boa opção para quem tem uma ideia de qual área do conhecimento prefere, pode investir em média quatro anos para terminar sua formação e pretende ter uma base sólida sobre a qual construirá sua carreira profissional.

E por que escolher o curso de tecnólogo?

Essa formação é ideal para quem já sabe em qual departamento ou área profissional específica deseja trabalhar e precisa entrar no mercado de trabalho rapidamente, com uma boa formação de nível superior. Também é uma boa opção para quem já trabalha, ocupando um cargo de nível médio, e pretende fazer um curso superior para assumir mais responsabilidades em sua área e alcançar um salário melhor.

Os cursos de tecnólogo são bastante valorizados no mercado e garantem boa empregabilidade. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mais de 90% dos tecnólogos estão empregados. As chances de conseguir um emprego na mesma área de formação também são grandes. Ainda de acordo com a mesma pesquisa da FGV, 79,5% dos tecnólogos empregados trabalham na mesma área do curso em que se formaram.

Agora que você já tem essas informações é hora de pensar com cuidado, decidir que caminho gostaria de seguir e escolher o curso superior que vai ajudar você a chegar lá. Boa sorte!!