Candidatos têm até essa sexta-feira, 29, para se inscrever no FIES

Estudantes que buscam o financiamento para o ensino superior têm até o dia 29 de janeiro; Saiba como se inscrever

De 26 a 29 de janeiro, esse é o período que os estudantes têm para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O programa do Ministério da Educação tem por objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos de graduação superior não gratuitos, e para aderir ao programa é necessário fazer a inscrição no site http://portalfies.mec.gov.br/. Mas atenção! O MEC determina alguns critérios sobre quem pode ter direito ao benefício.

Para este semestre, segundo o Ministério da Educação, serão oferecidas um total de 93 mil vagas para todo o Brasil. Para quem se interessa pelo financiamento, é necessário que o candidato tenha feito a prova do Enem, entre os anos de 2010 e 2019, e não tenha zerado a redação.

Também é necessário que se tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos. E possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos. No ato da inscrição, o candidato(a) deverá selecionar a opção do curso e faculdade que deseja concorrer para conseguir o financiamento, de acordo com o seu perfil e interesse.

O resultado da seleção será divulgado no dia 02 de fevereiro. Caso o candidato tenha sido pré-selecionado, é necessário complementar a inscrição no período de 03 a 05 de fevereiro, ainda no mesmo portal do FIES.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas no próprio portal do FIES.

Passo a passo

Para se inscrever no processo seletivo do Fies, acesse o sistema de inscrição do Fies em fies.mec.gov.br, clique em “Minha Inscrição” e em seguida em “Fazer Cadastro”.

Você será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas.

Após concluído o cadastro, você será direcionado novamente para a página do Fies. Clique sobre a opção “Entrar com GOV.BR“, e informe o CPF e a senha cadastrada.

Feito isso, já estará no sistema de inscrição do Fies, é só preencher as informações solicitadas pelo sistema.