MENU
Menu Principal

Características essenciais dos profissionais do futuro


às 18h20
Compartilhe:

Hoje em dia existe uma necessidade no mercado de trabalho de novos profissionais que buscam informações, e estejam atualizados, com o que está acontecendo no mundo. As informações estão em constante mudança, o que você aprendeu hoje valerá pouco, e amanhã valerá menos ainda, por isso, é importante manter-se sempre atualizado.

Algumas características são esperadas dos profissionais do futuro, isso porque, as formas de trabalhar tiveram grandes mudanças. As competências mais esperadas desses profissionais são:

Capacidade de liderança: Dentro dessa perspectiva de desenvolvimento profissional, as empresas estão buscando contratar pessoas que queiram não somente crescer em suas funções, mas, também, assumir outras responsabilidades e se transformarem em líderes de equipes. A última tendência deste mercado é o perfil do líder coaching. Trata-se de profissionais que, além de cumprir suas obrigações, são capazes de inspirar, motivar e se comunicar bem com os colegas de trabalho.

Saber se comunicar: Outra questão importante para o profissional do futuro é ser comunicativo. Comunicar-se significa conseguir apontar em quais pontos internos os colegas, a equipe e inclusive ele mesmo podem melhorar para avançar e continuar alcançando as metas estipuladas. É também ser empático com o próximo e saber colocar-se no lugar do outro para facilitar o diálogo e, dessa forma, estabelecer um bom relacionamento e convívio com os demais.

Visão estratégica: O mercado do futuro vai exigir que as pessoas tenham uma visão ainda mais estratégica do segmento em que atuam. Aquelas que se mantêm sintonizadas com mudanças econômicas e sociais e com a realidade do ambiente empresarial se destacam diante das que esperam de braços cruzados a orientação de um superior. Por esse motivo, mantenha-se sempre atualizado, se informe, leia e veja o que a concorrência anda fazendo para se destacar.

Capacidade de se adaptar às novas formas de trabalho: O home office tem se mostrado uma excelente alternativa para empresas que vivenciam crises e precisam reduzir custos. No futuro será mais comum ainda para diminuir os problemas causados pelas grandes cidades — como a distância, o trânsito e a mobilidade —, além de garantir mais saúde física e mental para os colaboradores. Isso tornará as jornadas de trabalho mais flexíveis, uma vez que horários fixos também não farão mais sentido em algumas funções.

Grande conhecimento sobre dispositivos móveis: Como foi relatado no tópico anterior sobre a adaptação às novas formas de trabalho, é preciso considerar que ferramentas de videoconferência e trabalho a distância exigirão ainda mais das funcionalidades oferecidas pelos dispositivos móveis. No futuro, todos terão que saber se conectar para utilizar sistemas de trabalho remoto. Em um futuro breve será preciso apropriar-se cada vez mais das ferramentas presentes nos smartphones e sua capacidade de integração com outros dispositivos, como tablets e notebooks.

Compartilhe: