MENU
Menu Principal

Com atuação ampla no mercado, enfermagem é uma das profissões com futuro promissor


às 11h59
Compartilhe:

As profissões na área de saúde ganharam muito destaque durante a pandemia e com a enfermagem não foi diferente, a prova disso é que o ano de 2020 foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para ser o ano internacional da Enfermagem, com o propósito de evidenciar a importância da profissão.

O papel do enfermeiro é de extrema importância para o funcionamento de um setor de saúde, pois ele está apto para o atendimento de pacientes graves, é o profissional que coordena e supervisiona as atividades dos técnicos e auxiliares, além disso, pode atuar também na gestão hospitalar. O trabalho do profissional é tão amplo, que segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), existem mais de 140 especialidades registradas.

O profissional enfermeiro é essencial para os serviços de saúde, pois está presente em todo o processo de cuidado assistencial do paciente, como também é responsável por organizar e avaliar cada serviço assistencial, para que o tratamento seja bem-sucedido. Todo esse planejamento do cuidado da saúde do paciente é conduzido pelo enfermeiro que faz a ponte entre todos os profissionais da saúde que avaliam o paciente.

Para a professora da Faculdade São Luís de França, Jessica Carvalho Nascimento, a pandemia trouxe muitas reflexões e desafios aos profissionais da enfermagem. “O mundo reconheceu o importante papel da nossa profissão para os serviços de saúde, apesar de ser em um momento triste. Trabalhando na linha de frente tive a certeza da força que temos como equipe de enfermagem, do quão fortes somos diante das adversidades da nossa profissão, tive a felicidade de estar ao lado de colegas que incansavelmente exerceram seu papel através de cuidados específicos da enfermagem, visando o bem-estar do paciente. Confio que todo esse protagonismo da enfermagem seja transformado em valorização e respeito e traga um futuro melhor para a profissão”, ressaltou.

Diante desse cenário a profissão ganhou destaque e a tendência é de um mercado de trabalho promissor, onde a profissão seja mais valorizada no período pós-pandemia. Afinal, os enfermeiros passaram a estar no centro das atenções da sociedade.

Compartilhe: