Começando a faculdade agora? Saiba como mandar bem nessa nova fase

young african student with backpack on the back on blue background.

A chegada à faculdade é o início de uma nova trajetória, o caminho para o futuro profissional. É um momento de fim e um novo começo. Por isso é normal que seja um período repleto de expectativas, ansiedade e dúvidas. Mas algumas precauções podem tornar a sua experiência acadêmica ainda melhor e de preferência sem arrependimentos. Veja algumas dicas do que fazer ao iniciar a faculdade:

1. Seja organizado: para não acabar se perdendo no meio de tantas matérias, antecipe o conteúdo necessário. Preste sempre atenção nas salas e horários. Se possível, chegue um pouco antes. Mudanças acontecem e assim você não será o último a saber.

2. Mantenha o foco: é importante criar e adaptar-se a uma nova rotina para não ser “sugado” pela euforia que faz parte do início da faculdade. Entre o reconhecimento do local, disciplinas, regras e cronogramas é bastante comum não perceber quando o primeiro semestre simplesmente passou e os resultados não foram tão bons quanto deveriam. Busque o equilíbrio, pois é possível curtir e garantir o aproveitamento.

3.Seja determinado e corra atrás: o Ensino Médio é bem diferente do Superior, pois são muitos professores, com variadas posturas e critérios. É preciso ler e estudar para cada disciplina, independentemente das exigências das demais. Não deixe provas e trabalho se acumularem. O desgaste será enorme e seu sucesso, provavelmente menor.

4. Faça além do que se pede: na faculdade o conteúdo não é entregue pronto, é necessário ir à luta para aprofundar-se de fato em cada tema. Não seja aquele profissional que lamenta não ter aproveitado melhor o ensinamento dos docentes enquanto era tempo. Durante a graduação você pode contar com uma equipe de verdadeiros mestres para tirar todas as suas dúvidas, entrar em grupos de pesquisa, participar dos projetos de extensão, palestras e entre outras coisas que a faculdade pode oferecer.

5.Tenha um bom relacionamento com as pessoas: a faculdade é o lugar mais propício para isso. Além de amizades, colegas e professores podem ser importantes referências no mercado de trabalho. Ser um bom aluno e um colega leal deixa boas impressões, o que é sempre positivo e pode ser definitivo em sua trajetória.