V E S T I B U L A R
MENU
 Menu Principal

Começando a faculdade agora? Saiba como mandar bem nessa nova fase


às 18h39
young african student with backpack on the back on blue background.
young african student with backpack on the back on blue background.
Compartilhe:

A chegada à faculdade é o início de uma nova trajetória, o caminho para o futuro profissional. É um momento de fim e um novo começo. Por isso é normal que seja um período repleto de expectativas, ansiedade e dúvidas. Mas algumas precauções podem tornar a sua experiência acadêmica ainda melhor e de preferência sem arrependimentos. Veja algumas dicas do que fazer ao iniciar a faculdade:

1. Seja organizado: para não acabar se perdendo no meio de tantas matérias, antecipe o conteúdo necessário. Preste sempre atenção nas salas e horários. Se possível, chegue um pouco antes. Mudanças acontecem e assim você não será o último a saber.

2. Mantenha o foco: é importante criar e adaptar-se a uma nova rotina para não ser “sugado” pela euforia que faz parte do início da faculdade. Entre o reconhecimento do local, disciplinas, regras e cronogramas é bastante comum não perceber quando o primeiro semestre simplesmente passou e os resultados não foram tão bons quanto deveriam. Busque o equilíbrio, pois é possível curtir e garantir o aproveitamento.

3.Seja determinado e corra atrás: o Ensino Médio é bem diferente do Superior, pois são muitos professores, com variadas posturas e critérios. É preciso ler e estudar para cada disciplina, independentemente das exigências das demais. Não deixe provas e trabalho se acumularem. O desgaste será enorme e seu sucesso, provavelmente menor.

4. Faça além do que se pede: na faculdade o conteúdo não é entregue pronto, é necessário ir à luta para aprofundar-se de fato em cada tema. Não seja aquele profissional que lamenta não ter aproveitado melhor o ensinamento dos docentes enquanto era tempo. Durante a graduação você pode contar com uma equipe de verdadeiros mestres para tirar todas as suas dúvidas, entrar em grupos de pesquisa, participar dos projetos de extensão, palestras e entre outras coisas que a faculdade pode oferecer.

5.Tenha um bom relacionamento com as pessoas: a faculdade é o lugar mais propício para isso. Além de amizades, colegas e professores podem ser importantes referências no mercado de trabalho. Ser um bom aluno e um colega leal deixa boas impressões, o que é sempre positivo e pode ser definitivo em sua trajetória.

Compartilhe: