MENU
Menu Principal

Como as profissões podem se reinventar durante a pandemia


às 21h16
business woman with surgical mask is holding laptop computer
business woman with surgical mask is holding laptop computer
Compartilhe:

Com a pandemia muitas empresas e trabalhadores foram pegos de surpresa e precisaram se adaptar a essa nova modalidade de trabalho. O que foi aprendido com essa situação é que é preciso se reinventar não apenas neste momento de pandemia, mas sempre que as coisas mudam seja no mundo, no país ou na área de atuação.

Não existe momento certo para se reinventar, até porque nenhuma empresa previa o Covid quando fez seu planejamento estratégico para 2020. Muitas coisas acontecem sem que seja possível prever. Por isso, é preciso entender quais são as competências necessárias para lidar com a situação e se reinventar nos momentos de crise.

1. Investir no uso da criatividade: os profissionais que querem se reinventar na crise vão precisar usar e abusar da criatividade. Mas a necessidade de trazer coisas novas não é um efeito exclusivo da crise atual, a crise só antecipou e acelerou a urgência dessas transformações. Os profissionais vão ter que usar a criatividade onde vai demandar discussão, diálogo e políticas públicas.

2. Adquirir inteligência emocional: ela é uma habilidade indispensável, pois passar por tudo isso e se manter sereno é uma grande aprendizagem. Um momento que se apresenta como um grande teste de emoções que vai permitir perceber de fato quem tem inteligência emocional e equilíbrio necessário para lidar com as coisas, principalmente em um cenário de muitas incertezas como esse. Quem tiver essa inteligência com certeza conseguirá se reinventar na crise.

3. Construir relacionamentos: a solidariedade impacta nos relacionamentos e traz opções sobre como se reinventar na crise. É uma oportunidade de construir novos laços e reconstruir alguns que não estavam tão bons. Tudo isso gera uma grande rede de networking que pode trazer oportunidades de trabalho, talvez não imediatamente, mas em um futuro próximo.

4. Desenvolver a capacidade de adaptação:  as pessoas precisam se adaptar a novos contextos, pois a adaptabilidade é muito importante hoje em dia. Essa agilidade é o que muitas empresas chamam de “agile”. As empresas estão procurando pessoas que sejam ágeis, que consigam solucionar problemas complexos, que sejam adaptativas e engajadas, pois é necessário que o profissional tenha fit cultural com a empresa o que quer dizer que a pessoa precisa estar adaptada à forma de trabalhar da empresa.

Compartilhe: