MENU
Menu Principal

Confira 10 clássicos da literatura mais cobrados nos vestibulares


às 13h57
Compartilhe:

Estudar para o vestibular, além do foco nas disciplinas tradicionais, exige também ficar de olho nos clássicos da literatura que são cobrados no Enem e nas universidades. Conhecer as obras literárias é importante, e até mesmo decisivo, em um processo seletivo. Algumas instituições divulgam uma lista com as obras, mas o Enem, por exemplo, aborda questões de literatura de uma forma geral.

Para ajudar na hora de planejar seus estudos, separamos algumas obras clássicas que são mais cobradas nas provas:

1 – O Cortiço – obra de Aluísio Azevedo, “O Cortiço” é um livro de 1890 e foi um dos expoentes do movimento naturalista em terras brasileiras. A história é contada em terceira pessoa por um narrador onisciente e relata a vida cotidiana das pessoas em um cortiço carioca.

2 – Dom Casmurro – Lar de frases célebres como “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, “Dom Casmurro” é um dos livros da trilogia de Machado de Assis que virou referência no movimento artístico do Realismo, junto com “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Quincas Borba”.

3- Vidas Secas – escrito por Graciliano Ramos, o livro retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. A obra pertence à segunda fase modernista.

4 – Os Sertões – obra de Euclides da Cunha, é considerado como o primeiro livro-reportagem brasileiro. Trata da Guerra de Canudos, no interior da Bahia.

5 – Senhora – é um romance urbano do escritor brasileiro José de Alencar, publicado em 1874, na forma de folhetim.

6 – Os Lusíadas – é uma obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões, a primeira epopeia portuguesa publicada em versão impressa.

7 – A Hora da Estrela – é o último romance da escritora brasileira Clarice Lispector, publicado em 1977. Trata-se de uma obra instigante e original, de cunho autobiográfico, pertencente à Terceira Geração Modernista.

8 – O Guarani – O Guarani é uma das obras mais destacadas do escritor José de Alencar.

Esse romance de caráter indianista foi publicado em 1857 durante a primeira fase do Romantismo no Brasil.

9 – Lira dos Vinte Anos – é um livro de poemas escrito pelo autor romântico brasileiro Álvares de Azevedo (1831-1852) publicado postumamente a partir de 1853 em forma de antologia poética

10 – Macunaíma – é um dos romances modernistas mais importantes da literatura brasileira, escrito pelo poeta brasileiro Mário de Andrade e publicado em 1928.

Compartilhe: