Confira algumas dicas para fazer uma bibliografia relevante

Para fazer um trabalho científico de qualidade, ter uma boa referência bibliográfica faz toda diferença. Para enriquecer seu conteúdo, não limite a pesquisa somente em bons livros, procure artigos, notícias, tudo que possa ajudar a construir um texto embasado e com citações coerentes com o tema escolhido.

Confira algumas dicas:

1 – Ponto de partida

Apesar de estar nas últimas páginas do trabalho, é pela bibliografia que devemos começá-lo. Isso mesmo, afinal sem boas fontes de pesquisa o conteúdo do seu trabalho será prejudicado, por isso, antes de escolher um tema ou iniciar um trabalho científico, é sempre bom procurar saber sobre a bibliografia existente referente àquele assunto.

2 – Fontes variadas

Na maioria das vezes os temas pesquisados nos trabalhos acadêmicos não são simples, dessa forma, usar apenas um tipo de bibliografia pode trazer dificuldades. Com a internet é possível ter acesso a uma infinidade de informações sobre um tema (lembrar sempre de buscar em sites de referência) que podem enriquecer sua pesquisa. Fique atento, pois a ABNT define normas para a inclusão de todo tipo de mídia no trabalho de pesquisa,  é importante aprender a fazer a notação correta desses tipos de materiais.

3 – Consulte outros trabalhos sobre o mesmo tema

Vá até a biblioteca da Faculdade ou pesquise na internet trabalhos com o mesmo tema que o seu e veja os autores e referências utilizados, podem ser uma ajuda na hora que você for buscar as suas fontes de pesquisa.

4 – Organização

Essa dica é relevante para o bom andamento de todas as etapas do trabalho e não poderia ser diferente na hora de elencar suas referências bibliográficas. Sempre que encontrar algo que possa ser interessante para sua pesquisa anote sempre no mesmo lugar. Lembre-se de colocar informações como nome do autor, da obra, o ano da publicação e a página em que você encontrou uma citação. Você pode utilizar ferramentas como o OneDrive ou o Google Drive para ter acesso a um documento em qualquer um de seus dispositivos móveis e concentrar ali as informações relevantes para a sua pesquisa.