MENU
Menu Principal

Confira algumas dicas que podem ajudar a sua saúde no verão 


às 19h20
Compartilhe:

Chegou o verão, a estação mais animada do ano. Festas de final de ano, muito sol, passeios em praias, piscina, enfim, diversão não falta. Mas para que esse período de férias e verão seja aproveitado 100% é preciso tomar alguns cuidados com a saúde.

Para não cair nas ciladas dessa estação, confira a seguir algumas dicas que você deve saber sobre cuidados com a saúde nessa época do ano,

1 – Abuse do protetor solar – essa é a primeira e também a mais óbvia. O sol pode ser muito prejudicial à nossa pele, por isso, o protetor solar não deve ser aplicado somente uma vez ao dia. Ele será o responsável por manter sua pele longe dos raios ultravioletas B (UVB), completamente nocivos à nossa saúde. Reaplique a cada duas horas, mas se você estiver em contato com a água esse intervalo pode ser menor.

2 – Limão e sol não combinam – assim como outras frutas cítricas, o limão possui uma substância que acaba provocando manchas na pele. Quando essa substância entra em contato com o sol, ela se torna fototóxica, podendo até causar queimaduras graves.

3 – Evite nadar após as refeições – alguns acreditam que é mito, mas nadar logo após comer pode ser prejudicial à saúde, assim como qualquer outro exercício como correr ou pedalar. Isso ocorre, pois nesse período o organismo estará concentrado em digerir os alimentos, concentrando o fluxo sanguíneo no estômago. Quando nos exercitamos, o corpo passa a priorizar essa distribuição para os músculos, retardando a digestão e aumentando as chances de indigestão, que pode causar náuseas, vômito e desmaio. 

4 – Cuidado com o excesso de bebida alcoólica – as bebidas alcoólicas, muito consumidas durante o verão, acabam causando grande desidratação no corpo. O ideal é manter um consumo equilibrado e intercalar a bebida alcoólica sempre com água.

5 – Use roupas claras e mais leves – elas ajudam a eliminar o excesso de calor do corpo e minimizam as chances de desidratação. Opte por camisetas, vestidos e bermudas em tecidos como algodão ou linho que ajudam na transpiração do corpo. Não se esqueça do boné, viseira ou chapéu quando for se expor ao sol.

Compartilhe: