MENU
Menu Principal

Confira algumas possibilidades de atuação para o formando em nutrição


às 19h50
Compartilhe:

Ao se formar no curso de nutrição são diversos os caminhos de especializações que o profissional pode escolher. Podendo trabalhar na parte administrativa, elaborando cardápios, cuidando do controle nutricional, verificando processos e armazenamento dos alimentos ou prescrevendo dietas e promovendo educação e reeducação alimentar.

E o mercado para esses profissionais cresce à medida que aumenta a conscientização das pessoas sobre o consumo de alimentos saudáveis para ter mais qualidade de vida. Os caminhos de atuação são diversos, confira alguns deles:

– Nutrição esportiva – é uma área que vem ganhando muito espaço e como o próprio nome já diz, associa nutrição e esporte. Assim, o profissional que opta por se especializar nessa área consegue orientar seus clientes sobre a ingestão adequada de nutrientes e hidratação nos mais diversos tipos de atividades físicas.

– Indústria de alimentos –  mercado alimentício passa por mudanças constantes e ter profissionais qualificados é uma exigência, dessa forma, a presença do nutricionista dentro da indústria tem papel importante. Veja algumas funções: elaborar informes técnico-científicos; gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios; prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição; controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios; atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição; prestar auditoria, consultoria e assessoria em nutrição e dietética, entre outras funções.

– Consultoria e assessoria nutricional – quando você vai abrir um estabelecimento que irá servir refeições, o ideal é que seja levado em consideração a textura, o aroma, o sabor, a cor e os nutrientes dos alimentos que compõem o prato. Deve-se pensar nas etapas da produção a fim de evitar contaminações. Além disso, é preciso pensar nos custos, desperdício, produtividade, sustentabilidade, manutenção dos equipamentos, padronização de serviço, entre outras coisas. Tudo isso são informações prestadas por um consultor nutricional.

– Docência – lecionar também é uma boa opção para quem se forma em nutrição e o êxito nessa carreira pode começar com o bom aproveitamento das disciplinas na graduação. Com uma boa dedicação ao longo do curso, você terá muito mais chances para ingressar na pós-graduação, em um mestrado ou doutorado, que são pré-requisitos para esse tipo de trabalho.

Compartilhe: