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Confira dicas de alimentos que vão ajudar na sua rotina de estudos


às 17h54
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Manter uma rotina de estudos não é fácil, precisamos otimizar o tempo, organizar o ambiente que vamos estudar, alternar com momentos de lazer, e ainda manter uma alimentação adequada.Isso mesmo, muita gente não sabe, mas uma alimentação saudável, beneficia também na qualidade dos nossos estudos.

Incluindo os alimentos certos em nosso cardápio é possível melhorar a memória, ter mais disposição para encarar os livros e controlar a ansiedade. Para ajudar na escolha de alimentos que turbinam os estudos resolvemos dar algumas dicas, fique ligado!

Memória de elefante

Se o seu problema está em memorizar ou se concentrar, seguem aqui alguns alimentos que podem dar um ‘up’ na sua memória.

– Espinafre, brócolis e companhia – as hortaliças de coloração verde-escura concentram um mix de substâncias parceiras do sistema nervoso.

– Abacate – o fruto é rico em vitaminas B6, B12, C e E, além de selênio, luteína, colina e outros compostos fundamentais para os neurônios.

– Tomate –  além de licopeno, que é antioxidante, tem fisetina, que é uma substância que melhora o funcionamento do cérebro e reduz o esquecimento.

– Ovos – A gema do ovo possui uma substância chamada colina, um nutriente do complexo B. Ela participa da formação de um neurotransmissor – a acetilcolina – que atua regularizando a memória, além de favorecer outras atividades de cognição.

– Uva – que tal um suco de uva geladinho? A fruta é um potente antioxidante . Além disso, a uva é fonte de vitaminas do complexo B, C, K e E, além dos minerais cálcio, ferro, zinco, potássio, fósforo e magnésio, componentes que ajudam na memória e a deixar o cérebro ativo.

Xô, preguiça!

Agora, se você quer ter mais energia e disposição nos estudos, veja os alimentos que podem dar aquela forcinha.

– Açaí – esse é um alimento rico em carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, só cuidado com os exageros, pois ele é bem calórico e pode acabar causando ganho de peso se consumido em excesso.

– Água de coco – a bebida possui magnésio e potássio, substâncias que auxiliam na redução do cansaço.

– Banana – a fruta é rica em carboidratos, vitaminas e minerais, além de proporcionar mais energia para o corpo, a banana também traz sensação de saciedade por mais tempo.

– Oleaginosas – são gorduras do bem, que proporcionam um bom funcionamento para o organismo. São elas: nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, entre outras.

No stress!

– Laranja – que é uma fruta rica em vitamina C, todo mundo já sabe, mas o que pouca gente sabe é que esse tipo de vitamina reduz o cortisol, o hormônio do estresse.

– Proteínas – As carnes e os peixes magros contêm um aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor (GABA), utilizado pelo organismo para controlar a ansiedade. 

– Chocolate amargo – rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, proporcionando sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a ansiedade.

– Camomila – para quem é adepto aos chás, a dica é o chá de camomila, ele apresenta propriedades relaxantes, ajudando na insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo. 

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