Confira dicas para ajudar na hora de escolher qual profissão seguir

Na semana em que se comemora o Dia do Vestibulando, trouxemos algumas dicas que podem auxiliar na hora de escolher qual carreira irá seguir. O momento é difícil para a maioria dos estudantes e o que não faltam são questionamentos.

Para ajudar com as suas dúvidas, fique atento às dicas a seguir:

1. Antes de pensar na profissão especificamente, procure refletir sobre as coisas de que gosta. Anote tudo, como você passa a maior parte do seu tempo? Quais são suas atividades de lazer? Quais as séries de TV e filmes que te interessam. Essas preferências podem ser um caminho para perceber melhor os seus interesse, até mesmo profissional.

2. Quais são suas disciplinas favoritas? Anote-as para ver quais são os seus pontos fortes.

3. Reflita sobre quais são as características que as pessoas mais valorizam em você e pense no que você tem de bom. Se precisar, converse com amigos e familiares. Anote as respostas.

4. Observe o mercado de trabalho e se precisar peça ajuda à família, aos professores e colegas. Existe algo que você faça pelo que poderia ser pago na cidade onde você mora ou onde vai morar?

É importante lembrar que gostar do que faz é preponderante para ser feliz no ambiente de trabalho. No entanto, também é preciso ter os pés no chão. Na hora de escolher avalie se o que você quer é bem recebido pelo mercado de trabalho a fim de ter um futuro satisfatório na sua carreira.