MENU
Menu Principal

Confira dicas para entrevista de emprego online


às 11h06
Compartilhe:

A pandemia exigiu muitas mudanças e adaptações no mercado de trabalho. Além do trabalho em home office uma nova tendência que vem surgindo nas empresas são as entrevistas de emprego online. Mas, o que esse novo modelo vai mudar nos comportamento do candidato à vaga.

De acordo com a coordenadora do São Luís Carreiras, Ana Paula Morais, esta nova forma de entrevistar trouxe algumas praticidades para as empresas, dentre elas o gerenciamento de tempo e espaço, além de poder gravar e rever por vezes em casos de dúvidas, como tudo tem um lado bom e outro ruim, para as empresas o lado ruim talvez seja a falta de preparo das equipes de RH em lidar com as novas tecnologias, mas nada que não possa ser melhorado com capacitações. Já para quem é entrevistado, existem ainda alguns tabus e medos que devem ser superados, além disso nem sempre seu lar é um ambiente propício para dar uma entrevista.

Ainda segundo Ana Paula, a entrevista online é algo que veio para ficar. “Nós que estamos na outra ponta, ou seja, do lado que tentam colocar ou recolocar pessoas no mercado de trabalho, temos que encontrar maneiras de prepará-los para essa nova tendência”, explicou. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como se comportar caso seja chamado para uma entrevista virtual.

Fique atento!

1- Primeiro ponto, tenha uma comunicação clara, nas entrevistas presenciais essa já é uma característica muito importante, e nas entrevistas online ainda ganha mais destaque. Lembre-se, não é preciso vocabulário rebuscado, mas tenhas suas ideias organizadas e não use gírias;

2 – Quando for fazer a entrevista fique de olho no cenário, isso mesmo, cuidado com o que irá aparecer atrás de você. O ideal é que seja um local com boa iluminação, sem barulhos externos e, de preferência, posicione a câmera para que você apareça da cintura para cima, evite uma filmagem estilo ‘selfie’;

3 – Teste todo o equipamento que será utilizado durante a entrevista, verifique a conexão, câmera, iluminação, som e tenha certeza de que você sabe como funciona a plataforma de vídeo a ser utilizada;

4 – Apesar de não ser presencial, a vestimenta deve ser levada em consideração. Vista-se de forma adequada, tenha uma postura adequada e fique atento para a linguagem corporal.

5 – Evite distrações e quando for responder olhe diretamente para a câmera, como se estivesse olhando nos olhos do entrevistador. Na hora da entrevista feche outros programas que estejam abertos e concentre-se nas perguntas.

Compartilhe: