Conheça a história e algumas curiosidades sobre o dia nacional da televisão

11 de agosto é comemorado o Dia da Televisão. Esse veículo de comunicação está presente na maioria das casas das pessoas proporcionando entretenimento e trazendo informação. E em comemoração à essa data trouxemos algumas curiosidades e um pouco da história de como essa forma de comunicação, confira:

Em 1923, um russo que vivia nos Estados Unidos, chamado Vladimir Zworykin, inventou o tubo iconoscópico que mais tarde seria utilizado na fabricação dos televisores, mas o aparelho ainda estava longe de atingir o objetivo: gerar imagens de forma rápida.

Também nos Estados Unidos, a primeira transmissão de TV ocorreu em 1928, realizada por Ernst F. W. Alexanderson, que naquela época trabalhava para a GE. Entretanto, o aparelho ainda era muito simples e apresentava imagens com pouca nitidez.

Em 1930, o aparelho de TV ganhou forma e qualidade mais precisa. No entanto, pelo fato de ele ainda ser muito caro, as transmissões eram realizadas em apenas 22 salas públicas na Alemanha.

O aparelho finalmente popularizou-se após o término da Segunda Guerra Mundial, quando a economia tanto na Europa quanto nos Estados Unidos começava a se recuperar.

No ano de 1954, nos Estados Unidos, surgiu a primeira TV em cores. Entretanto, em decorrência do preço elevado, ela tornou-se mais popular apenas na década de 60.

Em 1962 começaram a ocorrer as primeiras transmissões via satélite de um continente a outro, fazendo com que a TV se tornasse mundialmente o principal veículo de comunicação.

Já no Brasil…

1 – A primeira transmissão regular de televisão no mundo foi realizada no dia 2 de novembro de 1936 pela BBC de Londres, sendo que a atriz e cantora britânica, Adele Dixon, foi a grande estrela da noite.

2 – Os primeiros equipamentos televisivos chegaram ao Brasil no ano de 1950, trazidos por Assis Chateaubriand (influente jornalista, empresário e político brasileiro da época), sendo inaugurada a famosa TV Tupi em São Paulo.

Em 1951 foi ao ar a TV Tupi Rio de Janeiro, fazendo com que a televisão se tornasse cada vez mais popular no país.

3 – Entre os artistas e jornalistas que mais se destacaram nos primórdios da TV brasileira, estão: Hebe Camargo, Lolita Rodrigues, Eva Wilma, John Herbert, Chacrinha, Manoel de Nóbrega, Cassiano Gabus Mendes, Chico Anysio, Flávio Cavalcanti e Lima Duarte.

4 – Como é até hoje, os primeiros anos e décadas da TV foram marcados também pelas propagandas de empresas que até hoje fazem parte do cotidiano dos brasileiros.

As primeiras marcas que anunciaram produtos na TV brasileira foram: Swift, Maizena, Hellmann’s, Açúcar União, Esso, Leite Ninho, Omo, Ellus e Levis.

Mesmo com a criação dos sites, YouTube e redes sociais, o jornalismo ainda necessita da TV para fazer com que a informação seja acessível para as pessoas que ainda não possuem toda essa tecnologia, isso inclui os lugares mais distantes do planeta.

O que pode mudar é o modo de fazer TV, já que as pessoas estão cada dia mais bem informadas e exigentes quanto à qualidade da programação, isso mostra que o Dia da Televisãonão se resume a uma data qualquer, e sim, representa um marco histórico para todo o mundo, fazendo com que a forma de comunicar se reinvente a cada dia.