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Conheça a rotina da Gestão em Recursos Humanos

Mais do que recrutar, montar equipes e orientar pessoas: profissional especializado em Gestão de RH se torna cada vez mais estratégico nas empresas

às 21h44
Profissionais de Gestão de Recursos Humanos são responsáveis pela gestão de pessoal e têm ganhado importância nas empresas (Unsplash)
Profissionais de Gestão de Recursos Humanos são responsáveis pela gestão de pessoal e têm ganhado importância nas empresas (Unsplash)
Vanilucia Santos, especialista em Gestão de Recursos Humanos e professora da FSLF
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O custo de uma contratação equivocada pode ser muito alto para uma empresa e as organizações precisam ser estratégicas no recrutamento. Nesse momento, faz diferença um profissional de Gestão de Recursos Humanos preparado para o desafio de colocar as pessoas certas nas vagas certas.

Para além do processo de Recrutamento e Seleção – R&S, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&S) e Saúde e Segurança do Trabalho (SST), ações de rotina, os profissionais de RH precisam ter um repertório amplo para mobilizar o capital humano a atingir grandes objetivos.

Um diferencial é gerenciar equipes de forma a garantir diversidade e inclusão.Tudo isso, feito de maneira correta, pode influenciar no aumento do desempenho dos colaboradores e consequentemente da organização. 

Formação profissional

A formação está alicerçada sobre três pilares: domínio teórico, aplicabilidade do conhecimento e materialização dos saberes. Estes alicerces vão preparar o futuro gestor nos processos de R&S, T&D, SST, Análise de Cargos, Avaliação por Competências e Desempenho, Gestão Estratégica e Projetos.

A grade curricular abrange disciplinas de ciências exatas e humanas, além de experiências práticas como a utilização de simulador acadêmico de Folha de Pagamento. As atividades estão atreladas às matérias que fundamentam o conhecimento em Direito do Trabalho, Rotinas e Cálculos Trabalhistas, e no sistema eSocial.

Trata-se de uma graduação que capacita para o desempenho não apenas das competências técnicas, mas também comportamentais. Negociação e gerenciamento de crises, por exemplo, são essenciais para quem pretende liderar uma equipe.

Gestão de pessoas

A modernização da Gestão de Recursos Humanos, com a tecnologia diminuindo o tempo em diversas tarefas, é uma realidade também nesta profissão. É necessário manter-se atualizado e aberto a novos conhecimentos permanentemente.

“Um dos principais desafios atuais que permeia as competências comportamentais nas organizações. Neste sentido, o profissional em Gestão de Recursos Humanos precisa balizar de forma assertiva a implementação de ações que tragam para as empresas desempenho e resultados em consonância com os objetivos e metas organizacionais”, aponta a professora da Faculdade São Luiz, Vanilucia Santos, que é especialista na área.

Quanto ao mercado profissional, são inúmeras as perspectivas de trabalho que despontam. “O Gestor em Recursos Humanos poderá atuar nas áreas de Recrutamento e Seleção, Rotinas e Cálculos Trabalhistas, Preposto Trabalhista, Gestão e Consultoria em Recursos Humanos, entre outras funções”, ressalta a gestora, ex-aluna da instituição que acumula mais de 25 anos de experiência.

Na Faculdade São Luiz de França, que integra o Grupo Tiradentes, a graduação em Gestão de Recursos Humanos oferece uma formação completa. Com duração de apenas dois anos, o curso desenvolve habilidades para desempenhar diferentes funções de gerenciamento.

Asscom | Grupo Tiradentes

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