Conheça algumas abordagens utilizadas na psicologia

Se você pensa em cursar psicologia deve saber que o profissional que atua na área pode escolher tipos de abordagens diferentes para os tratamentos de seus pacientes. As técnicas utilizadas e as próprias sessões de terapia podem variar de acordo com a abordagem escolhida pelo psicólogo.

Nesse texto vamos falar um pouco de algumas das abordagens mais utilizadas, confira:

1 – Psicanálise – criada por Sigmund Freud, é considerada a primeira escola da psicoterapia. Essa abordagem trabalha profundamente o inconsciente, responsável pelas nossas atitudes “automáticas”. Freud descobriu que muitos comportamentos conscientes são influenciados por forças inconscientes, como memórias, impulsos e desejos reprimidos. O modo como pensamos, agimos e expressamos opiniões é resultado de uma memória, crença ou desejo que não está na superfície do psiquismo.  A psicanálise, então, busca as causas da infelicidade das pessoas nos esconderijos do inconsciente.

2 – Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) – a TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si. Essa abordagem da psicologia foi criada por Aaron Beck. A Terapia Cognitivo Comportamental surgiu para ajudar pessoas com depressão a compreenderem melhor suas emoções e saírem da situação depressiva. Atualmente ela já foi expandida, e pode ser aplicada também para o tratamento de outros transtornos mentais.

3 – Behaviorismo – fundada por Burrhus Frederic Skinner, a teoria diz que o ser humano é suscetível a mudar seu comportamento de acordo com o ambiente em que está inserido. Os conceitos que estão presentes nessa abordagem são do condicionamento e da reação. Eles indicam que nós podemos ser condicionados a reagir de uma forma determinada de acordo com um estímulo, e caso esse mesmo estímulo seja repetido a reação será sempre parecida.

4 – Psicologia Humanista – a psicologia humanista enfatiza os conceitos como livre-arbítrio e a auto-realização. Ao invés de se concentrar na disfunção, a psicologia humanista se esforça para ajudar as pessoas a realizar seu potencial e maximizar seu bem-estar.

5 – Psicologia Analítica – defende que cada paciente possui uma fórmula única, a qual deve ser incorporada no tratamento assim que o terapeuta perceber os caminhos com mais chances de sucesso. Tendo como seu principal teórico o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, a psicologia analítica possui como base o alinhamento entre o consciente e o inconsciente do paciente, buscando equilíbrio nas relações entre o mundo externo e interno.