Conheça algumas áreas de atuação para profissionais de Administração e suas funções

Você sabia que o profissional de administração possui uma série de opções de carreira e trabalho que permite grande flexibilidade ao longo de sua trajetória profissional? Se não sabe, conheça agora algumas dessas áreas e suas funções e descubra em qual área você se identifica mais.

1. Consultoria: Algumas modalidades dessa área são: a financeira, processos e estratégica, nas quais o administrador ajuda na identificação e gestão de problemas, além de orientar sobre o que é preciso para alcançar os objetivos do cliente. Empresas como indivíduos podem contratar esse serviço, porém é mais comum que seja requisitado por companhias que estão iniciando suas operações no mercado.

2. Logística: As atividades de produção, estoque, distribuição e transporte estão inseridas na rotina do administrador que lida com logística, pois todas elas necessitam de uma gestão eficiente, que consiga elevar a produtividade a partir de gastos reduzidos, ou seja, menos recursos materiais, financeiros e humanos. Planejar, avaliar e elaborar processos, gerenciar custos e evitar desperdícios estão entre as principais tarefas do administrador que atua nesse segmento.

3. Gestão de pessoas: As pessoas devem ser o centro de qualquer negócio da atualidade, sob o risco de perder talentos e clientes em potencial por não priorizarem seu bem-estar. Daí surge a importância de se investir em uma gestão de maneira efetiva, equilibrando as demandas corporativas às necessidades e desejos das pessoas.

4. Marketing: O marketing também está ligado à razão de existir das empresas, pois é ele quem apresenta soluções para as dores do consumidor. Também é responsável pela comunicação, divulgação de marcas e o início de conversas entre elas e seus clientes. Portanto, os administradores que escolhem esse viés para a carreira precisam estar atentos ao público, conhecendo-o a fundo para apostar nos melhores formatos e chamar a atenção do target.

5. Vendas: As vendas deixaram de ser simples ações espontâneas, ganhando o reforço de ferramentas como a inteligência de dados e a jornada de compra do consumidor. Cabe ao administrador, vendedor, executivo de contas ou ocupante de outros cargos, estudar as variáveis que interferem na decisão de compra de seu público-alvo, efetuar as vendas de forma positiva, acompanhar, avaliar e trabalhar pela melhoria dos resultados a cada período.