MENU
Menu Principal

Conheça algumas das profissões que surgiram com a internet


às 14h10
Compartilhe:

É evidente que a internet revolucionou o mundo de diversas formas. A grade de programação da TV disputa espaço com os serviços de streaming e até mesmo os estudos passaram a ser aderidos pelo mundo virtual.

O mercado de trabalho não ficou de fora dessas mudanças, ele vai além do home office. Hoje em dia, é possível atuar em cargos que nem sequer eram cogitados há alguns anos atrás. Confira, a seguir, algumas profissões que só existem hoje por conta da internet.

1. Influenciador digital:

Essa é uma das profissões que mais se destacam na internet, principalmente por conta de sua ascensão após as redes sociais, onde categorias como blogueiro e Youtuber são profissões de verdade. Existem pessoas que ganham uma boa renda gerando conteúdo para o canal na web. E ainda contrata operador de câmera, editor de vídeo, empresário. 

2. Analista de marketing digital

As estratégias de marketing digital costumam ser mais baratas, o que acaba atraindo inclusive os pequenos estabelecimentos. Só que a façanha não se resume a criar uma conta no Instagram para apresentar o catálogo de vendas. Existem abordagens mais sutis para captaçãoretençãoe fidelização de clientes. O analista verifica quais são as melhores soluções em cada caso.

3. Analista de mídias sociais

Essa é a pessoa que toma conta dos perfis da empresa no Facebook ou no Instagram. As atribuições incluem gerar conteúdo para as redes sociais, comunicar-se com os seguidores e monitorar as reações do público. Assim, a marca consegue entender como os consumidores pensam, podendo estabelecer um diálogo ainda mais próximo com eles.

 4. Consultor de e-business

Os negócios também prosperam na web. Porém, nem todo empreendedor tem experiência para abrir uma loja virtual por conta própria. É aí que entra a consultoria especializada. Ela cumpre o papel de aconselhar o cliente, ajudar a elaborar um plano de ação e sugerir as melhores estratégias para divulgar a marca.

5. Especialista em usabilidade

Enquanto a arquitetura da informação lida com os aspectos estruturais do sistema, o user experience design (UX design) trata das emoções.A ideia é criar um visual atrativo, que desperte o interesse do público e promova mais interação. Muitos designers têm se especializado nessa área, devido à crescente demanda mercadológica.

6. Web designer

Ele cuida do aspecto estético das páginas. As tarefas vão desde otimizar os arquivos de imagem (para que elas carreguem mais rápido) até desenhar um layoutadequado para o website. O profissional deve ter noções de desenho e computação gráfica, além de dominar um pouco de HTML e Javascript.

Compartilhe: