Conheça alguns aplicativos indispensáveis na vida do universitário

Que a tecnologia revolucionou nosso modo de ser e estar no mundo é notório, basta pensar que décadas atrás os trabalhos acadêmicos eram feitos sem o auxílio da internet e das bibliotecas virtuais, apenas com livros físicos e com as anotações feitas em sala de aula, hoje, se pararmos para analisar é praticamente impossível estudar sem internet.

Além dos portais e sites, existe ainda uma série de aplicativos para universitários que facilitam muito o dia a dia dos estudantes, otimizando o planejamento semanal e a rotina de estudos. Confira alguns deles:

1. Scribd

O Scribd reúne livros digitais de diversas áreas do conhecimento em vários idiomas. O app disponibiliza até mesmo aqueles documentos raros que dificilmente encontramos numa pesquisa rápida no Google. Ele permite criar uma biblioteca para organizar leituras, onde é possível favoritar livros e artigos que serão prioridade no seu cronograma de estudos.

2. TED

O TED permite acesso a palestras motivadoras sobre temas variados. Com a ferramenta, é possível explorar uma série de assuntos que muitas vezes ouvimos superficialmente nos corredores da faculdade e gostaríamos de saber mais a respeito. Além disso, a partir da experiência dos palestrantes, dá para captar dicas para ser o aluno protagonista em sua trajetória acadêmica e garantir diferenciais no currículo.

3. Productivity Challenge Timer

É um aplicativo de gestão de tempo, que funciona com base na técnica Pomodoro. Esse temporizador ajuda a manter a disciplina e o foco nos estudos, favorecendo a produtividade. Com o app, também é possível acompanhar seus hábitos diários para saber, por exemplo, em quais dias da semana e em quais horários você está mais produtivo.

4. Aprovado

Ele ajuda na preparação para processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e concursos públicos. Na ferramenta é possível registrar tudo que foi estudado, além de cronometrar as atividades e gerar relatórios para saber em quais conteúdos você precisa se dedicar mais.

5. Evernote

É um dos aplicativos mais indicados quando o assunto é disciplina e organização. A plataforma permite fazer anotações, acompanhar tarefas e salvar aqueles conteúdos úteis que você encontra ao navegar pela internet. Ele sincroniza todos os seus dispositivos, facilitando o compartilhamento das informações e evitando que os documentos se percam. Além disso, ele é de grande utilidade para trabalhos em grupo.

6. Sunrise Calendar

A vida acadêmica é cercada de compromissos e datas: entregas de trabalhos, provas, reuniões de grupo e vários outros afazeres com prazos bem definidos. Portanto, o ideal é usar um aplicativo que ajuda a organizar tudo isso sem o risco do esquecimento. Ele permite a criação e organização de compromissos em um calendário intuitivo e acessível tanto do computador como do smartphone.

7. Wunderlist

Além do Sunrise, tem o wunderlist como opção também, já que listas são as melhores amigas de quem quer ser mais produtivo. Com uma interface bonita e funcional, o aplicativo permite que você crie listas de compromissos ou checklists para seu dia a dia, sendo possível até colocar prazo e anexos nelas.

Todos os aplicativos estão disponíveis nos sistemas IOS e Android.