MENU
Menu Principal

Conheça alguns escritores que foram destaque em Sergipe


às 17h46
Compartilhe:

Na semana em que se comemora o Dia do Escritor trouxemos alguns escritores sergipanos que foram destaque na história do Estado e da literatura sergipana. Aqui, nas terras do Cacique Serigy, a produção literária é vasta e intensa, por isso, separamos algumas curiosidades dos autores que mais se destacaram:

Sílvio Romero

Sílvio Romero nasceu em Lagarto, em Sergipe, em 21 de abril de 1851. Cursou a Faculdade de Direito do Recife entre 1868 e 1873, diplomado em 1873, contemporâneo de Tobias Barreto. Nos anos 1870 colaborou como crítico literário em vários periódicos pernambucanos e cariocas. A obra de Sílvio, desde os primeiros ensaios publicados em periódicos do Recife, na década de 1870, situa-se sob o signo do embate e da polêmica, e estende-se desde a poesia, crítica, teoria e história literária, folclore, etnografia, até estudos políticos e sociológicos.

Manuca Almeida

Emmanuel Gama de Sousa Almeida, mais conhecido como Manuca Almeida, nasceu em Aracaju no dia 16 de dezembro de 1963. Foi um compositor, poeta, ator, produtor musical e escritor brasileiro. Entre seus sucessos estão: Esperando na janela, Pop zen, Mulheres gostam, Toca pra nós dois, Clareza, Menina Maluquinha, Um pouco mais de fé, Respeite a maré e muitas outras. São mais de 600 músicas compostas e mais de 250 gravadas.

Beatriz Góis Dantas

Nascida em Lagarto, é uma antropóloga, escritora brasileira, professora emérita da Universidade Federal do Sergipe. Concentrou suas obras em duas grandes áreas temáticas: a etnologia indígena, contribuindo com os estudos sobre os Xocós, e a antropologia da religião, com foco nas religiões afro-brasileiras. Dantas também se destaca pelos estudos sobre folclore, cultura popular, artesanato, patrimônio cultural imaterial e festas populares.

Carlos Ayres Britto 

É um professor, escritor, jurista, advogado, magistrado e poeta brasileiro. É autor de diversas obras jurídicas e de poesia. Conferencista requisitado, é membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Academia Sergipana de Letras.

Compartilhe: