Conheça o papel da pedagogia na educação em instituições educativas

A pedagogia não apenas se preocupa com os estudos dos ideais de educação, como também dos processos que envolvem técnicas para melhorar, aperfeiçoar e estimular capacidades. É por causa do profissional de pedagogia que a formação profissional e pessoal de uma pessoa é moldada.

Atuação dos profissionais de pedagogia

Geralmente ele atua como educador social em empresas, hospitais, ONGs, associações, igrejas, eventos, emissoras de transmissão (rádio e Tv), formando atualmente, um novo panorama de ação deste profissional, que ao atravessar a divisória da escola, deixando de lado o fato de que o pedagogo está apto somente para exercer funções em sala de aula.

Onde as práticas educativas são aplicadas

O pedagogo atua em campos muito vastos sendo que o mesmo é de fundamental importância em todas as instituições de cunho educativo, direta ou indiretamente ligadas a instituições educativas como: supervisor, orientador ou diretor escolar. Uma atuação relevante nos ambientes escolares e não escolares, alinhando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção de identidade individual e coletiva.

O papel e a importância da pedagogia nas salas de aula

Ele consiste em aliar teorias com o melhor da prática pedagógica na sala de aula, sendo um grande do professor para tornar a instituição um espaço de aprendizagem. Além da sala de aula, o pedagogo também pode ser encontrado como um instrumento de educação nas empresas atuando junto à área de recursos humanos.

Portanto, onde houver uma prática educativa, se instala uma ação pedagógica que acontece em todo e qualquer setor da sociedade, e se caracteriza como a sociedade do conhecimento, devido a educação formal e a não formal que caminham juntas e fazem da educação um dos principais instrumentos contra a desigualdade social e racial.

Ou seja, o campo de atuação do pedagogo é muito fértil, haja vista sua fundamental relevância nos ambientes escolares e não escolares, como instrumento mobilizador de competências e habilidades na análise crítica das situações, aliando os princípios éticos, políticos e de construção da identidade individual e coletiva do processo educativo.

Na Faculdade São Luís de França é possível encontrar o próprio curso de pedagogia, bem como as pós-graduações voltadas para eles. Além de contar com profissionais de altíssima qualidade e uma estrutura qualificada. Venha fazer parte desse time e se tornar um profissional excelente no mercado de trabalho!