MENU
Menu Principal

Conheça os diferenciais do bom administrador


às 13h07
Compartilhe:

Diariamente, são delegadas muitas obrigações às mãos do administrador. Para dar conta das responsabilidades diárias, esse profissional precisa ter visão sistêmica e ser capaz de gerir não só os processos empresariais, mas também os processos humanos.

Um bom gestor deve manter sua equipe atualizada, motivada e colocar a empresa em evidência. Para isso, vale desenvolver algumas características que fazem um bom administrador. Vamos conhecê-las?

Boa comunicação: é essencial que um bom gestor e administrador desenvolva uma boa comunicação, que saiba dialogar com sua equipe, colaboradores externos e o público da empresa.

Alinhando as expectativas com o diálogo claro, é mais simples verificar possíveis erros e ajustar a estratégia administrativa, visando uma melhora no fechamento de contas da empresa.

Busca e partilha de conhecimento: além da boa comunicação, a busca e partilha de conhecimento dentro do ambiente de trabalho vai ser um grande diferencial de um bom gestor. Demonstrando o interesse por novos conteúdos e na partilha deles, cria-se uma rotina de crescimento e produtividade que faz toda diferença.

Inteligência emocional: a inteligência emocional é a capacidade de gerenciar as próprias emoções, assim como saber interpretar e compreender as respostas emocionais das outras pessoas. É uma habilidade essencial para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Domínio de outros idiomas: o bom administrador se articula com diferentes clientes e públicos, ainda que eles falem outro idioma. O currículo do profissional bilíngue, trilíngue ou poliglota será um diferencial enorme na hora de procurar um emprego ou conquistar promoções na carreira.

Atuação estratégica: essa é a capacidade de formular um planejamento eficaz e de aplicação prática. Envolve também a proatividade e a habilidade de pensar à frente de seu tempo. Isso será de grande ajuda para rever o planejamento e a organização e, enfim, traçar novas estratégias para que o objetivo seja alcançado.

Boa relação com as pessoas: um administrador precisa saber como se comunicar e como gerenciar as emoções para cultivar relações harmoniosas com as pessoas ao redor, dentro e fora do ambiente de trabalho. Ter um espírito colaborativo também é uma maneira de buscar sempre essa qualidade e tentar se desenvolver em equipe.

Disciplina: é estabelecer alguns padrões de organização e ordem, buscando sempre seguir uma ideia ou norma estabelecida. Isso não significa que essa habilidade é algo imutável e que vai causar desconforto.

Flexibilidade: a capacidade de ir além e de se moldar às formas necessárias. Quer dizer que é possível dar o máximo de si, dentro do limite, buscando sempre observar as tendências e prever as atitudes que levarão ao sucesso.

O perfil profissional de um bom administrador combina bom desempenho em comunicação, inteligência emocional, conhecimento em outros idiomas, autoaprendizagem e gestão de grupo. É preciso sempre pensar no mercado de trabalho e suas formas dinâmicas de se atualizar. O profissional que tem a capacidade de liderança e, além disso, a sensibilidade de perceber a importância de aprender mais sobre sua função fica à frente da concorrência.

Compartilhe: