MENU
Menu Principal

Cooperativismo: saiba mais sobre esse modelo de negócio 


às 13h21
Compartilhe:

Certamente você já ouviu falar em cooperativismo, mas você sabe o que significa esse modelo de negócio? Vamos aproveitar que no mês de julho celebramos o Dia Internacional do Cooperativismo e vamos falar um pouco mais sobre esse modelo organizacional.

A filosofia deste tipo de organização permite a união de interesses aparentemente antagônicos, como desenvolvimento econômico e desenvolvimento social. O cooperativismo pode ser definido como a colaboração entre pessoas com interesses em comum. Quando elas se juntam, conseguem vantagens que dificilmente conquistariam sozinhas.

Esse modelo de negócio vem ganhando cada vez mais espaço, pois as cooperativas baseiam-se em ética, valores e princípios, reinvestindo em suas comunidades e se preocupando com o bem-estar das pessoas. No mundo todo, existem cerca de 3 milhões de Cooperativas, as quais empregam mais de 280 milhões de pessoas.

Como funciona?

Nesse modelo, o negócio funciona por meio da cooperação dos associados. Dentro da cooperativa, o lucro não é o principal objetivo, o foco é o bem estar de todos os seus integrantes.

Os associados das cooperativas se reúnem de forma voluntária, decidindo em conjunto sobre todas as suas atividades e guiando o rumo da organização, sempre de forma democrática. Dessa forma, como todas as decisões são tomadas de forma descentralizada da gestão, proporcionando condições para o crescimento individual de cada um.

Impacto social

As cooperativas trazem muitos avanços sociais nos ambientes que estão inseridas, alguns deles são: geração de emprego, investimento na sociedade, incentivo ao consumo consciente e à educação. 

Compartilhe: