MENU
Menu Principal

Cultura: saiba algumas curiosidades sobre o Frevo 


às 20h44
Compartilhe:

Na próxima semana é comemorado o Dia do Frevo, em 14 de setembro, e a nossa editoria de cultura vai falar um pouco desse ritmo que é um importante patrimônio cultural brasileiro e foi até reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Apesar de ser uma manifestação pernambucana, o frevo se espalhou por outros estados, e aqui em Sergipe desembarcou com força total no carnaval de Neópolis, conhecida como “A capital sergipana do frevo”. Com uma tradição iniciada há mais de 80 anos, durante a festa de Momo, a cidade exibe seus bonecos gigantes e o tradicional bloco do ‘Zé Pereira’, tudo ao som de muito frevo e com muita animação.

E para fazer uma homenagem a esse ritmo tão popular, trouxemos algumas curiosidades sobre a sua origem:

1 – Sabia que a dança surgiu como um ato de resistência? –  a origem do frevo está diretamente ligada a uma história de resistência do povo negro. No fim do século XIX a situação social brasileira era de conflito, com a pós-abolição e grande número de ex-escravizados tomando os espaços urbanos. Assim, durante os blocos de carnaval de rua, as classes populares formadas por desempregados marginalizados se manifestavam através de uma dança frenética ao som de bandas militares que tocavam instrumentos de sopro.

2 – A origem da palavra vem de um verbo – a expressão usada para designar o ritmo aparece como uma alteração no verbo “ferver”. As pessoas costumavam dizer que iriam frever, se referindo à agitação.

3 – Tipos de frevo – existem diversos tipos de frevo, com o decorrer dos anos o ritmo sofreu influências, e então nos anos 30 eles se dividiram em três tipos: Frevo de rua, é instrumental, normalmente executado por orquestra; Frevo-Canção, além de instrumentos também tem voz; Frevo de Bloco, além de instrumento e voz, conta com um coro feminino.   

4 – Símbolo característico – o estandarte é uma bandeira com emblema que desfila em frente dos cortejos, representando alegorias e símbolos das agremiações. É visto como um elemento onde está o valor e a imponência do grupo carnavalesco.  Trata-se de uma tradição, vinda da idade média, quando as missões militares e religiosas levantavam suas bandeiras com brasões e símbolos de cruzes.

5 – O primeiro ritmo do carnaval –  o frevo teve origem no estado de Pernambuco no final do século XIX, foi influenciado pela capoeira, quando seus jogadores abriam o caminho para os músicos passarem pela multidão. 

Compartilhe: