Curiosidade: você sabe porque no Brasil o Dia dos Namorados é comemorado em junho?

Neste sábado, 12 de junho, aqui no Brasil é comemorado o Dia dos Namorados. Mas você sabia que esse dia tão romântico do mês de junho só acontece por aqui? Isso mesmo, nos Estados Juninos e na Europa o dia dos casais apaixonados é o “Valentine ‘s Day” (ou Dia de São Valentim), e se comemora em fevereiro.

E porque só aqui no Brasil a data é diferente? Se você chutou que era para fazer uma homenagem ao nosso querido Santo Antônio, que tem fama de santo casamenteiro, se enganou. O motivo foi meramente comercial, nada romântico né? Mas a história da Data pode ser uma inspiração para os alunos de Marketing.

O Dia dos Namorados surgiu no Brasil em 12 de junho de 1948 e teve como criador publicitário João Dória, pai do atual governador de São Paulo. Neste ano ele havia sido contratado pela loja Exposição Clipper, com a missão de tentar alavancar a vendas em junho, mês em que costumavam ser fracas. Foi então que Dória pensou em criar uma data que estimulasse o consumo através da troca de presentes.

A data 12 foi escolhida pelo publicitário por ser véspera de Santo Antônio, que já tinha sua tradição por aqui. Unindo o útil ao agradável, Dória criou a primeira propaganda que instituiu a data no país, com o slogan “Não é só com beijos que se prova o amor!”.

De romântica a história não tem nada, mas para os apaixonados por marketing e publicidade fica um excelente ‘case de sucesso’.