Destrinchando a Pedagogia: pedagogia hospitalar

A nossa Série Educativa chega essa semana destrinchando uma nova área, a Pedagogia. Vamos mostrar nas próximas edições da Série as possibilidades dessa área que é tão abrangente e essencial.

Ao contrário do que a maioria, o pedagogo não precisa trabalhar apenas em escolas. O educador também atua fortemente nos hospitais. Infelizmente, nesse ambiente são comuns os casos de crianças e adolescentes impedidos de ir à escola por problemas de saúde. O objetivo principal é fazer com que não fiquem atrasados em relação aos colegas da sua idade.

Como o ambiente hospitalar é muito diferente da sala de aula, as atividades recreativas e lúdicas são muito usadas. Também é feito o uso da neuropsicopedagogia, uma área do conhecimento multidisciplinar, que engloba neurociências, psicologia e pedagogia. Muitas vezes, o profissional de pedagogia precisa ser multidisciplinar para atuar em determinadas áreas.

Além de garantir o direito fundamental do acesso à educação, o pedagogo é uma peça fundamental para que a criança tenha uma melhor experiência no hospital. Afinal, sabemos que esse pode ser um ambiente assustador para ela, então, cabe ao profissional torná-lo amigável.

Nas próximas semanas continuaremos destrinchando a Pedagogia, com as áreas de atuação possíveis para quem se forma na profissão. Fique atento ao nosso Portal e não perca nossas dicas!