MENU
Menu Principal

Dezembro Laranja: saiba mais sobre o câncer de pele e a prevenção 


às 16h02
Compartilhe:

O mês de dezembro chegou e com ele vem o verão e as férias, as praias e piscinas são o destino certo para muita gente, mas é preciso ficar em alerta. Por isso, nesse mês que também é chamado de Dezembro Laranja, a prevenção do câncer de pele ganha destaque com a campanha.

O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

 – lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;


– pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;


– mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

A prevenção começa com atitudes simples como evitar a exposição excessiva à radiação solar, composta pelos raios UVB (responsável pela queimadura da pele) e UVA (ultravioleta), principalmente entre 10h e 16h. A radiação UVA penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo câncer da pele. Quem tem tatuagem deve redobrar os cuidados, pois as tintas escuras usadas nas imagens podem encobrir possíveis lesões precursoras do câncer de pele.

Adotar medidas simples de proteção como o uso de filtro solar, boné, chapéu, além do cuidado com o excesso de exposição solar, não exclui a importância do acompanhamento anual e periódico com um dermatologista. 

Além da exposição acumulada de raio UV, alguns fatores também contribuem para o aparecimento da doença, são eles: história familiar de câncer de pele; pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros, e exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.

Compartilhe: