MENU
Menu Principal

Dia da Enfermagem: saiba mais sobre uma das profissões mais valorizadas na área da saúde


às 16h04
Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 12/05, é comemorado o Dia Mundial da Enfermagem, profissão que está entre as profissões mais procuradas quando o assunto é escolher um curso no ensino superior. Isso se deve, porque apesar do número de profissionais no mercado, a demanda por enfermeiros é grande, realidade ainda mais acentuada após a pandemia.

De acordo com a professora do curso de Enfermagem da Faculdade São Luís de França, Jamile Rodrigues, o mercado de trabalho para a enfermagem vem aumentando e se valorizando mais ainda. “Tanto no âmbito hospitalar quanto na diversificação da atuação da enfermagem, que está sendo ampliada cada vez mais. Logo que a enfermagem é aquela profissão que fica no centro da assistência à saúde, atuando em várias fases da vida da população, bem como nos mais diversos serviços”, destacou.

O papel do enfermeiro é de extrema importância para o funcionamento de um setor de saúde, pois ele está apto para o atendimento de pacientes graves, é o profissional que coordena e supervisiona as atividades dos técnicos e auxiliares, além disso, pode atuar também na gestão hospitalar. O trabalho do profissional é tão amplo, que segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), existem mais de 140 especialidades registradas.

E para celebrar essa profissão tão importante, separamos algumas curiosidades:

A Enfermagem moderna nasceu no século XIX – a profissão como conhecemos hoje – com rigor técnico e científico – começou a ser desenvolvida pela inglesa Florence Nightingale durante a Guerra da Crimeia. Segundo relatos da época, após chegar ao hospital de guerra e implementar medidas sanitárias e procedimentos técnicos da medicina, ela conseguiu reduzir o índice de mortalidade de 43% para apenas 2% dos feridos.

O símbolo da enfermagem é uma lâmpada a óleo – o símbolo é uma homenagem à já citada Florence Nightingale. Durante a Guerra da Crimeia, ela ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada”, pois utilizava uma lâmpada a óleo para caminhar e cuidar dos pacientes durante à noite.

A enfermagem é a profissão da saúde com mais trabalhadores – um levantamento realizado em 2015 pelo IBGE aponta que o país possuía, então, cerca de 3,5 milhões de trabalhadores na área da saúde. Destes, 50% eram enfermeiros.

Enfermeiro é uma palavra de origem latina – enfermeiro deriva do latim Infirmum, que significa “aquele ou aquilo que não está firme”. Na língua portuguesa, essa palavra daria origem ao termo “enfermo”, para se referir a alguém que está doente. A partir dela vieram outras palavras, como enfermeiro, enfermaria e enfermagem.

Compartilhe: