MENU
Menu Principal

Dia da Poesia: conheça alguns poetas sergipanos


às 12h15
Compartilhe:

No dia 20 de outubro foi comemorado o Dia da Poesia e como nosso estado tem artistas renomados na literatura, resolvemos trazer alguns nomes que são destaques na área da poesia e suas obras mais importantes.

A poesia sergipana é inspirada na cultura sertaneja. Seja no cordel, no repente ou na poesia escrita, a nossa literatura possui raízes fortes e singulares.

 – Fausto Cardoso

Fausto de Aguiar Cardoso foi um dos poetas mais importantes da literatura sergipana. Era jornalista e integrava o Movimento da Renovação do Pensamento Nacional. Foi eleito deputado federal em duas legislaturas e fundou o Partido Progressista. A Praça Fausto Cardoso foi fundada no centro de Aracaju com um monumento em homenagem ao poeta, político e jornalista.

– João Sapateiro

Nascido na cidade de Riachuelo, interior de Sergipe, em 20 de junho de 1918, João Silva Franco tinha a profissão de sapateiro, por onde exerceu por mais de 70 anos. Tinha o hábito de escrever seus poemas em cartolinas e espalhar pela sua tenda. Mudou-se para a cidade de Laranjeiras onde viveu por longos anos expondo suas poesias e trabalhando como sapateiro.

João Sapateiro faleceu no dia 09 de outubro de 2008, deixando sua obra e seu legado marcado na história da literatura sergipana.

– Mário Jorge

Nascido em 23 de novembro de 1946, Mário Jorge era escritor e militante do movimento estudantil na década de 60.Teve participação ativa com seus poemas e artigos em jornais e revistas de Sergipe na época, onde foi editor do jornal “Toke”.

Sua poesia de vanguarda retrata temas relacionados ao futurismo, com tons líricos, versos agressivos e radicais. Sua poesia era um grito de revolta em uma época turbulenta da ditadura militar.

– Etelvina Amália de Siqueira

Nasceu em Itabaiana no ano de 1872. Em sua terra natal, teve os primeiros contatos com as letras e cursou o primário. Na adolescência veio para Aracaju, mas a saudade sempre lhe batia o peito, levando-a sempre a relembrar sua meninice e, nostálgica, compôs o poema “Minha Terra”. Etelvina também enveredou por caminhos da literatura com poemas e contos, legando-nos uma vasta produção espalhada por jornais do seu Estado e no Almanaque Sergipano.

Entre as temáticas abordadas em suas composições poéticas destacava-se o abolicionismo, a educação e a natureza. Com toda certeza, a poetisa itabaianense foi um marco no rompimento da situação de submissão intelectual e de preconceito em relação à figura feminina na sociedade sergipana.

Compartilhe: