MENU
Menu Principal

Dia do Administrador: aluna da FSLF destaca a importância das pesquisas acadêmicas para o seu futuro na profissão


às 21h08
Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 09 de setembro, é celebrado o Dia do Administrador, a data foi definida em razão da assinatura da Lei nº 4.769/65, que criou e regulamentou a profissão aqui no Brasil, assinada neste dia, no ano de 1965. Para homenagear essa profissão tão destacada no mercado de trabalho, a Faculdade São Luís de França destacou a importância das pesquisas científicas para o desenvolvimento da profissão.

De acordo com o professor Jorge Maikel Alves Batista, apesar de ainda engatinhando, a pesquisa acadêmica possibilita avanços técnico-científicos para o profissional de administração, assim como em qualquer outra área. “É através da pesquisa acadêmica que pode-se descobrir padrões ou criar teorias que possam contribuir para a melhoria da eficiência do trabalho do administrador e, consequentemente, do desempenho das organizações”, afirmou.

Em um mercado dinâmico e altamente mutável, o professor alerta que conseguir antecipar-se ou, pelo menos, caminhar junto das revoluções são determinantes para a sobrevivência de qualquer profissão ou negócio. “Assim, a pesquisa acadêmica torna-se uma importante ferramenta para formação de profissionais com senso crítico para uma, ainda, maior dinamicidade mercadológica esperada para os próximos anos”, ressaltou.

Quem já compreendeu a importância das pesquisas acadêmicas foi a aluna do 7º período de administração da FSLF, Nathanaele Guedes, ela está na reta final da graduação e conta que iniciou nas pesquisas acadêmicas por dois motivos. “Primeiro porque eu sempre tive essa curiosidade em entender sobre tudo que é aplicado em sala de aula, entender na prática como funciona toda a teoria e poder conhecer um pouco mais as áreas da administração e suas atualizações. O segundo motivo se dá pelo meu sonho em seguir a carreira de docente, com isso sei que as pesquisas são algo do cotidiano e me vão auxiliar a chegar neste objetivo”, contou.

Segundo Nathanaele, durante esses anos de graduação ela vem realizando alguns projetos e pesquisas tanto dentro da faculdade quanto externamente. “Mas, um projeto que faz com que eu me sinta realizada em ver se concretizando é o GPCA, que é o Grupo de Pesquisa em Ciência da Administração, que é o primeiro grupo de pesquisa da Faculdade São Luís de França. O GPCA era um sonho antigo que se tornou realidade no início da pandemia. Desde o primeiro período da graduação eu senti a necessidade de um grupo de pesquisa específico para administração até mesmo para auxiliar todos os graduandos a entender de fato o que é a ciência da administração, quais suas áreas, suas possibilidades e desafios, e sair daquilo que todo mundo acha ‘que administrador é apenas aquela pessoa que comanda uma empresa’, poder fazer com que as pessoas entendessem a importância do administrador na sociedade como um todo”, explicou.

Para a criação deste grupo a docente convidou o professor Jorge Maikel para ajudá-la. “Ele aceitou prontamente. Desde então estamos desenvolvendo-o. As pesquisas além de me ajudarem a entender a administração e fazerem com que eu ficasse ainda mais certa da profissão que escolhi foram verdadeiras aliadas para me ajudarem a traçar o caminho que desejo seguir após a graduação. Após a formatura continuarei a carreira acadêmica para a realização do meu sonho que é a docência como já havia dito e darei início ao trabalho de consultoria em algumas áreas da administração. Atualmente, a administração vem passando por grandes atualizações e adaptações tanto no contexto acadêmico quanto profissional. É possível verificar uma valorização crescente aos administradores, mas isso não significa que a luta acabou, precisamos lutar e conquistar ainda mais o reconhecimento da sociedade para que entendam que o profissional de administração é fundamental para o desenvolvimento da sociedade”.

Compartilhe: