V E S T I B U L A R
MENU
 Menu Principal

Dia do amigo: Como aplicativos de mensagens e redes sociais ajudaram a manter a amizade na pandemia


às 19h17
Compartilhe:

Os dispositivos móveis acabaram se tornando nesta pandemia uma ponte entre as pessoas, pois foi preciso passar do presencial para o virtual, fazendo dos aparelhos tecnológicos indispensáveis quanto os alimentos ou abrigo, uma vez que a necessidade de comunicação é constitutiva do ser humano.

Apps de mensagens como o Whatsapp tiveram papel fundamental principalmente para aqueles que mesmo antes da pandemia já estavam com os laços de amizade estremecidos. Como é o caso do estudante de enfermagem da Faculdade São Luís de França, William Clark, que por conta da rotina corrida já não tinha mais tempo para sair com os amigos e depois da pandemia dificultou ainda mais.

“Quando percebi que me afastei de amizades que antes eram indispensáveis antes da pandemia, comecei a mandar mensagens para pessoas que eu não conversava há 2, 3 anos. E me surpreendi com a possibilidade de voltar a criar esse vínculo…de confidência mesmo, de intimidade e companheirismo”, diz William.

Esse é o segundo ano em que o dia do amigo precisa ser comemorado à distância ainda por conta dos eventos, festas, shows e locais propícios para reuniões sociais estarem suspensos, e a tecnologia pode ser uma aliada para matar a saudade nesses novos tempos de amizade.

Embora muitos ainda consigam manter as amizades diante dessa situação é importante considerar que não basta apenas escrever “bom dia”, mandar fotos e vídeos engraçados ou trocar figurinhas para fazer contato. Para que a amizade continue sendo regada, é necessário dispor de habilidades como empatia, solidariedade e ouvir o que o outro tem a dizer. Preservar esse vínculo pode ser uma boa dica, pelo menos até tudo voltar ao normal e todos poderem se reencontrar novamente.

Compartilhe: