Dia do Samba: saiba mais sobre esse ritmo que é um dos mais populares da cultura brasileira

Um dos ritmos mais característico da cultura brasileira é o samba, e hoje, dia 02 de dezembro, foi a data escolhida para homenagear esse estilo musical que ganhou os quatro cantos do país. Por isso, nossa editoria de cultura vai falar um pouco mais sobre esse ritmo tão popular.

O ritmo é proveniente de um tipo de dança trazida por escravos africanos, além disso, sofreu forte influência de estilos que já eram apreciados no país, como o xote, polca e o maxixe. Dentro do próprio gênero musical, existe uma variedade imensa de subgêneros, que são variações sofridas pelo ritmo através dos tempos e influência das regiões do Brasil.

Em 2005, o samba de roda se tornou obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco. Esta manifestação brasileira foi o primeiro gênero musical do país a receber este título. O samba é um ritmo que reúne muitas variações musicais, por isso, vamos trazer a seguir algumas para vocês.

1 – Samba de roda

A forma mais tradicional do gênero e talvez a sua primeira versão, a partir dele seguiram as diversas variações que o estilo possui atualmente. Ele é oriundo do estado da Bahia, onde era tocado e apreciado pelos escravos.

2 – Partido Alto

Essa variação é muito dinâmica e teve como berço os subúrbios e favelas do Rio de Janeiro de onde se popularizou para o restante do país.

3 – Pagode

Ao contrário do que pensamos, a palavra pagode não significa um estilo musical, na verdade dá nome às festas que aconteciam nas senzalas, e que claro, eram acompanhadas por muita música. Na década de 70, o termo passou a ser associado às festas que aconteciam em casas do subúrbio do Rio.

4 – Samba Rock

O Samba-Rock nasceu da mescla entre o Samba e o Rockabilly (vertente do rock’n’roll que mistura R&B e música country). O estilo nasceu nos conhecidos bailes de salão de São Paulo entre as décadas de 60 e 70.

5 – Samba Enredo

O formato surgiu no Rio de Janeiro, na década de 30, feito especialmente para o desfile de uma escola de samba.