O dia mundial da alimentação foi criado com intuito de promover uma reflexão e consciência a respeito do quadro mundial de alimentação, a data foi escolhida para fazer referência também ao dia da criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. Esse ano o tema definido pela FAO é o “Nossas ações são o nosso futuro: Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida”.
De acordo com a FAO, o objetivo da organização é alcançar a segurança alimentar de todos e garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de alta qualidade suficientes para levar-se uma vida ativa e saudável.
Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), milhões de pessoas no mundo inteiro vivem em situação de insegurança alimentar. Isso quer dizer que essas pessoas não têm acesso a uma alimentação saudável, de qualidade ou em quantidade suficiente para suprir suas necessidades. Atualmente, estima-se que o número de pessoas que vivem com insegurança alimentar moderada ou grave é de 2 bilhões de pessoas.
Durante a campanha temas e questões importantes são abordados de forma a incentivar a reflexão individual e coletiva. Questões como combate ao desperdício de alimentos, importância da agricultura urbana, montagem de horta orgânica em casa, incentivo à alimentação saudável na infância, e, principalmente o combate à fome, entre outras relacionadas, são pautas levantadas a fim de incentivar a reflexão e práticas em prol dessas idéias.
Faça a sua parte
Agora que você tem uma noção da quantidade de gente em situação de insegurança alimentar consegue entender como qualquer desperdício de comida é uma grande coisa? E, infelizmente, esse desperdício, seja durante a produção, o transporte ou o consumo do alimento, é muito maior do que se pode mensurar.
Faça a sua parte e não jogue fora o que ainda pode ser aproveitado. Por meio de mudanças simples de hábitos é possível desperdiçar menos.
Confira abaixo dicas de como evitar o desperdício de alimentos:
· Mantenha o controle da validade dos alimentos
· Prepare novos pratos utilizando sobras de panela ou use sobras como adubo para evitar desperdício de alimentos
· Sirva porções menores para menos desperdício
· Faça uma lista de compras consciente antes de fazer suas compras no supermercado
· Compre alimentos perecíveis aos poucos
· Use a data de validade como critério