MENU
Menu Principal

Dia nacional da campanha educativa de combate ao câncer: entenda quais são os riscos e como se prevenir


às 15h46
Compartilhe:

No dia 4 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Campanha de Combate ao Câncer, essa campanha chama a atenção para o cuidado constante com a saúde por meio de medidas que podem prevenir não só o câncer, como também outras doenças.

A presença do câncer pode apresentar sintomas comuns, mas que devem ser avaliados, alguns deles são: perda de peso, fadiga, queda do apetite, indisposição, dores que não aliviam com analgésico comum, falta de ar, escarro com sangue, sangramento nas fezes, entre outros sintomas, dependendo do local do tumor. 

Os fatores de risco incluem os genéticos, os quais estão presentes em cerca de 15% dos tumores. E aqueles relacionados aos hábitos de vida como: tabagismo, sedentarismo e ingestão alimentar inadequada.

O tabagismo e a obesidade, por exemplo, são fatores de risco para diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias. Também é comum que vários fatores de risco podem originar um tumor, como, a associação entre álcool e tabaco, que podem resultar em câncer da cavidade oral.

Existem algumas medidas que podem ser tomadas desde cedo para prevenir a doença, as quais são:

– Não deixar de amamentar os filhos;

– Ter uma alimentação bastante saudável e equilibrada;

– Procurar manter o peso corporal adequado;

– Praticar atividades físicas regularmente;

– Evitar o uso exagerado de bebidas alcoólicas;

– Não fumar ou fazer usos de drogas ilícitas;

– Evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários mais intensos, bem como fazer o uso do protetor solar;

– Usar preservativos nas relações sexuais, pois sexo protegido também previne do HPV- doença sexualmente transmissível- principal responsável por alguns tipos de câncer, como câncer do colo de útero, vulva, pênis, canal anal e garganta;

– Manter sempre a vacinação em dia;

– E o principal, consultar um médico regularmente.

A informação é a melhor maneira para prevenção. E os cuidados diários com a saúde ajudam a levar uma vida mais tranquila, com bem-estar e vivacidade, por isso cuide-se e conscientize os familiares e as pessoas próximas.

Compartilhe: