Dia Nacional da Saúde: já pensou em se formar e contribuir na melhoria da qualidade de vida das pessoas?

No dia 05 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde, que tem por objetivo principal conscientizar a sociedade brasileira a respeito da importância da educação sanitária e também despertar na população como um todo o entendimento do real valor da saúde e dos cuidados que todos devemos ter com hábitos mais saudáveis.

A data ainda se destina a homenagear o trabalho de Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pela erradicação de epidemias que ceifaram muitas vidas no Brasil no final do século XIX, começo do século XX. E você, já pensou em atuar em algum curso da área da saúde e contribuir na melhoria da qualidade de vida das pessoas?

As profissões ligadas a área de saúde normalmente são altamente demandadas no mercado de trabalho, então, o esperado é que, mesmo após a pandemia, ainda exista uma alta geração de postos de trabalho. Além disso, a conscientização dos cuidados com o corpo e mente, está cada vez mais levando as pessoas a buscarem profissionais como psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. Outro caminho para contribuir com a saúde de forma geral é seguir a carreira de pesquisas acadêmicas, assim como o homenageado do dia.

O primeiro passo para ingressar em uma carreira da saúde é escolher uma instituição de ensino séria, que possa oferecer os melhores professores e estrutura. Na grade da Faculdade São Luís de França estão os cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia, todos visando tanto à formação técnica quanto humanística do profissional.

Saiba um pouco mais sobre o que se aprende em casa curso da São Luís de França:

Fisioterapia – nos primeiros semestres da graduação em Fisioterapia os alunos têm o entendimento básico de anatomia, fisiologia e outras disciplinas essenciais para a compreensão das funções motoras do corpo humano. Depois, é necessário lidar com assuntos mais específicos, como cinesiologia, recursos terapêuticos, reumatologia, e cinesioterapia, por exemplo. Na parte final do curso, vêm as disciplinas mais específicas, como cardiologia, fisioterapia respiratória, fisioterapia desportiva e, é claro, o estágio obrigatório, que é a parte prática do curso.

Enfermagem – o estudante do curso de enfermagem tem contato com disciplinas de ciências biológicas e humanas. Constam no currículo matérias como: anatomia, histologia, genética, farmacologia, técnicas de assistência hospitalar, enfermagem clínica e cirúrgica, práticas da enfermagem na saúde coletiva. E como o trato com as pessoas é primordial no exercício da profissão, outros temas como psicologia, ética e política na saúde complementam o currículo.

Nutrição – o currículo da graduação em Nutrição é baseado em conteúdos de anatomia e química, para o aluno entender como funciona o  corpo humano e suas reações frente aos componentes alimentares. O curso de Nutrição da Faculdade São Luís de França possui toda a infraestrutura para oferecer o conhecimento teórico e prático, com um corpo docente qualificado, laboratórios e equipamentos de tecnologia avançada.

Psicologia – o aluno da graduação em Psicologia vai construir seu conhecimento por meio de estudos sobre filosofia, psicanálise, fundamentos antropológicos e sociológicos, entre outros assuntos. E com isso, ter referências sobre a consciência humana. Por conta disso, o profissional formado na graduação em Psicologia da São Luís tem competências multidisciplinares, conhecimentos essenciais para realizar a rotina que a profissão exige.