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Dia nacional do ciclista- Conheça alguns dos benefícios desse esporte e dicas de como evitar acidentes no trânsito


às 17h29
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De acordo com dados da SMTT, em Aracaju já são, atualmente, 55,9 km de ciclovias, o que torna a malha cicloviária da capital de Sergipe a maior do Nordeste. Também já existe um projeto para ampliar 23,63 Km dessas ciclovias.

E neste dia 19 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. A origem dessa data é devido a memória ao ciclista brasiliense Pedro Davison, de 25 anos, que foi uma vítima do trânsito brasileiro sendo atropelado em 2006, enquanto pedalava no Eixo Sul.

Não só é uma data comemorativa que faz alusão aos ciclistas como também é um convite a todos a uma reflexão das atitudes que cada um toma diariamente no trânsito, e diante disso uma marca para uma busca incansável para tornarmos o trânsito mais seguro mediante nossas ações.

O uso da bicicleta, também é um meio de transporte sustentável que não apenas os esportistas utilizam, mas muitos trabalhadores precisam trafegar com esse transporte. Além de ser um meio de transporte viável que contribui com a natureza, ela traz inúmeros benefícios para a saúde, alguns deles são:

1. Emagrece

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra.

2. Aumenta o fôlego

Quando pedala, você precisa de mais oxigênio e acaba exercitando mais a respiração. Com o tempo, começa a ganhar fôlego para aguentar não só as longas subidas, mas pedalar por longas distâncias. O ganho de resistência física vai além dos momentos de pedalada e será útil para todas as atividades do seu dia a dia, como brincar com os filhos e subir escadas.

3. Reduz o colesterol

O ciclismo, como você já sabe, acelera o metabolismo. Isso faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL) sejam rapidamente queimadas pelo seu organismo. 

4. Ajuda a prevenir e controlar o diabetes

Uma pessoa diabética pode e deve praticar exercícios físicos e pedalar é um dos melhores para este grupo de pessoas. Andar de bike regularmente ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, além de reduzir o risco de complicações cardiovasculares.

5. Controla a pressão arterial

Que andar de bike tonifica os músculos você já sabe. O que muita gente desconhece é que pedalar também trabalha as veias e artérias. O processo de contração e relaxamento delas fica mais rápido durante a atividade, o que ajuda a baixar a pressão arterial.

Um trânsito seguro é responsabilidade de todos, dessa forma é importante seguir algumas regras como:

– Use sempre o capacete

– Trace rotas mais seguras

– Evite ao máximo passar pelas calçadas

– Sinalize com as mãos

– Deixe sua bicicleta visível

– Não pedale na contra-mão

– Cuidado com os cruzamentos

– Não divida a pista com veículos grandes

– Não ande entre os carros

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