Dia Nacional dos Profissionais da Educação e a importância dessa profissão para a sociedade

6 de agosto é uma data que marca a valorização e reconhecimento para os profissionais da educação devido a Lei 13.054/14 que tem como objetivo prestar homenagem a todos os trabalhadores que lidam com a educação no espaço escolar na formação de crianças e adolescentes.

Todas as profissões dependem de alguém, pois o conhecimento é algo adquirido ao longo das experiências da vida, assim como o professor e toda a rede educacional são os responsáveis por passar o conhecimento adiante.

O Dia Nacional dos Profissionais da Educação enaltece o trabalho desenvolvido por todas as instituições de ensino que auxiliam e estimulam a capacitação dos cidadãos. Assim como no Dia dos Professores, comemorada em 15 de outubro, a data em homenagem aos profissionais da educação também não integra o calendário de feriados nacionais.

A educação é a principal ferramenta de mudança social e um dos motores para o pleno desenvolvimento de qualquer democracia. A valorização dos profissionais da área, portanto, deve ser compreendida como um exercício diário pelo esforço de trazer conhecimento a todos. A data comemorativa traz a ideia de deixar claro o valor imensurável de toda a cadeia de profissionais que dedicam a vida ao ensino.

O que torna o dia 6 de agosto importante, é a atual conjuntura ocasionada pela chegada do coronavírus e suas consequências, como o isolamento social, pois os educadores precisaram se reinventar, em meio a inúmeras dificuldades, as formas de ensino, a fim de contemplar os alunos com o conhecimento adequado.

Não existe advogados, médicos, juízes, engenheiros, ou quaisquer profissionais sem professores, afinal, a educação é a base para qualquer profissão que se possa almejar, portanto, todos os profissionais dedicam anos de sua vida a ensinar e dar acesso ao conhecimento merecem todos os agradecimentos possíveis pelo trabalho fundamental exercido.

A Faculdade São Luís de França valoriza os profissionais da educação porque sabe que eles contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e digna para os cidadãos. A educação continua sendo a chave para as mudanças que queremos ver no mundo. Parabéns a todos os profissionais que desempenham com amor e dedicação essa profissão!