Diário do Luisinho: dicas para escolher o tema do TCC

Oi, pessoal!! Semestre iniciado com todo gás e muito foco nos estudos. Vocês já sabem que estou totalmente imerso no meu TCC né? Acho que já falei bastante sobre isso nos últimos dias, mas dessa vez resolvi trazer umas dicas mais práticas que podem ajudar muita gente. Então prestem atenção e anotem aí:

Goste do que vai escrever: isso mesmo, esse é o passo fundamental para escrever um bom trabalho, afinal, vamos passar meses pesquisando sobre o assunto, se for algo chato, que não seja do nosso interesse, acaba ficando difícil.

Seja objetivo: é preciso ser específico, ter foco dentro do tema que você escolheu. Depois de escolher a área do conhecimento você deverá buscar subtemas relacionados a ela, afunilando o assunto até o mais específico possível.

Procure saber sobre os materiais disponíveis: não adianta você pensar em um tema massa, mas que você não encontre material para pesquisar. Um bom trabalho tem boas fontes de pesquisa. Portanto, informe-se sobre estas fontes, inclusive consultando as referências de artigos científicos publicados sobre o assunto.

Nem sempre o mais fácil é o melhor: isso mesmo, você pode achar que elaborar o TCC com um tema comum, seja melhor para pesquisa ou desenvolvimento do trabalho. Mas, uma nova visão de um tema já estudado, mesmo que pareça mais difícil de executar, com certeza vai lhe garantir pontos positivos dos examinadores.

Bom, é isso gente. Acho que essas dicas vão clarear um pouco as ideias de vocês. Bons estudos e até mais!!