Dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego online

Cada dia que passa fazemos mais atividades no mundo virtual, isso se aplica nos estudos, trabalho, entretenimento, inclusive quando o assunto é procura por emprego. Além dos sites que ajudam a encontrar vagas, é cada vez mais comum que os recrutadores façam as entrevistas de forma online .

O processo se assemelha ao presencial, por isso, é importante saber como se apresentar numa entrevista de emprego, mesmo que seja a distância. Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes:

1 – O local deve ser apropriado – o ideal é organizar com antecedência um ambiente tranquilo, que não seja passagem de outras pessoas da casa e que tenha poucos ruídos. É importante que seja um local que você possa estar só, além disso, lembre-se de dar uma olhada em elementos que possam interferir na atenção do recrutador, como quadros ou outros objetos. Também fique de olho na iluminação e na limpeza do local!

2 – Boa conexão – certifique-se de que o local escolhido na casa tem um bom sinal e faça testes com os aparelhos que serão usados. Se necessário, prefira dispositivos que possam ser ligados à rede por cabo, pois garantem mais estabilidade na conexão;

3 – Olhe em direção à câmera – a dica é, ao falar, olhar sempre para a câmera e não para o teclado ou a tela. Já enquanto ele estiver falando, olhe para a tela para ler as expressões e perceber os sinais emitidos. Se você não tiver muita experiência neste tipo de chamadas ou se sentir inseguro, pode fazer alguns testes com amigos ou familiares.

4 – Roupa adequada – a entrevista é online, mas a regra do cuidado com a roupa continua valendo! Procure escolher roupas alinhadas à proposta da empresa em questão. Vale ressaltar que não é indispensável o uso de terno e gravata, por exemplo, se esse for o perfil da empresa. Por isso, uma dica é fazer uma pesquisa sobre o perfil da empresa, pode ajudar nesse e nos demais requisitos!

5 – Nada de distrações – independentemente do local escolhido, é importante desligar qualquer aparelho que possa distrair você, mesmo que a entrevista seja apenas por ligação ou vídeo gravado.