Dicas do que não fazer na hora de elaborar o currículo

O assunto pode até parecer batido, mas, o que é certo ou errado na hora de elaborar um currículo ainda é motivo de dúvidas, seja para os recém chegados no mercado de trabalho ou para aqueles que já tem alguns anos de experiência. Por isso, falar sobre esse assunto é sempre muito válido, já que é através do currículo que os recrutadores conhecerão, em poucas linhas, sobre sua formação e experiências.

Para evitar que você cometa erros primários que podem excluir o seu currículo do processo seletivo, preparamos algumas dicas do que não pode acontecer na hora de preparar o seu currículo.

1- Não colocar o objetivo profissional – não colocar essa informação pode parecer que o candidato não tem foco. De acordo com pesquisas realizadas por empresas especializadas em Recrutamento e Seleção, mais de 70% dos recrutadores entrevistados mencionam que a informação sobre o cargo que o candidato pretende ocupar é considerada essencial.

2 – Mentiras  todo mundo sabe que mentira tem perna curta, e quando ela é contada no currículo não é diferente, podendo até causar problemas mais graves. Caso a empresa, após a contratação, descubra que as informações são falsas, poderá demitir você por justa causa. Aliás, você também pode correr o risco de sofrer um processo penal.

3 – Muita informação – o que os recrutadores querem ver no currículo são informações que sejam relevantes para conhecer o candidato.Dados em excesso ainda é um dos erros no currículo visto com frequência. Sendo assim, informar CPF / RG / PIS, ou mesmo o número da carteira profissional é desnecessário.

4 – Falta de informações para contato – esse é um erro primário, mas que acontece com frequência. Essa falta de informação pode desclassificar o candidato, porque caracteriza falta de interesse em verificar se os próprios dados pessoais estão descritos de forma correta.

5 – Falta de ordem nas experiências profissionais – seja organizado. Quando for colocar suas experiências profissionais e cursos de formação nada de bagunça. Coloque na ordem cronológica e somente o que for relevante.