MENU
Menu Principal

Direito: saiba o que é a Advocacia Contenciosa 


às 19h18
Compartilhe:

O Direito é uma das graduações mais procuradas pelos estudantes e um dos motivos é a vasta área de atuação. Os profissionais formados no curso podem prestar concursos públicos para se tornarem juízes, promotores e, além disso, podem atuar também na área de advocacia.

Os advogados têm à disposição diversas áreas para seguir carreira e uma delas é a contenciosa. Não conhece essa profissão? Nesse texto vamos explicar como é o trabalho desse profissional.

O termo ‘contencioso’ faz menção a tudo que pode ser objeto de contestação, disputa ou conflitos de interesse. Sendo assim, esse profissional é um especialista focado em resolver conflitos de interesses, contestações e outras situações que não envolvem crimes.

Além de trabalhar em escritórios de advocacia, esse profissional pode atuar também na área jurídica de empresas e outras instituições públicas ou privadas. Ao ser acionado para defender o seu cliente em uma disputa de interesses, o advogado contencioso já sabe que é o responsável por: comandar o processo judicial, traçar a melhor estratégia jurídica, escrever as peças, despachar com o magistrado, participar de audiências e trabalhar na realização de acordos que coloquem um fim antecipado ao caso, com vantagens para as partes envolvidas.

O advogado contencioso pode atuar em três subdivisões, sendo elas: Administrativo, voltado para a resolução de conflitos que não são discutidos no judiciário; Cível, que inclui questões relacionadas a contratos, ao direito tributário, a locação, a disputa de marcas e patentes, ou entre sócios; Trabalhista, ocorre quando os empregados processam suas ex-empresas ou quando há discussões sobre terceirização e “pejotização”. 

Compartilhe: