Enem: professora da FSLF dá dicas para a prova de redação

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está se aproximando e no próximo domingo, 13 de novembro, é dia da prova de redação, que na maioria das vezes, é a fiel da balança. Garantir uma nota competitiva pode ser a gota que fará transbordar a taça.

Segundo a professora do curso de pedagogia da Faculdade São Luís de França, Sara Rogéria, já viu sonhos serem materializados por conta da nota da redação e o contrário também.  “Que seja um problema, como em todas as outras edições. E, sendo um problema, o candidato tenha clareza quanto à necessidade de opinar e traçar uma longa argumentativa capaz de defender seu ponto de vista”, afirmou.

A professora alerta que o aluno fique atento às normas da modalidade padrão da língua, sobretudo regência e pontuação. “Lembre-se de que o texto é dissertativo argumentativo, portanto, há uma estrutura que deve ser seguida. O tema da redação deve ser totalmente atendido. Nada de tangenciar”, enfatizou.

Uma outra dica da professora Sara Rogéria, é a seguinte: tema identificado, é hora da problematização. Transforme o tema em uma pergunta. “Sua resposta é sua tese, sua justificativa são seus dois argumentos. Não deixe de articular seus argumentos a um repertório sociocultural que seja realmente comprovado é inerente ao tema. Nada disso ficará bom se você não costurar seu texto. Lance mão de conectivos, para retomar o já dito, e operadores argumentos, para estabelecer relações de sentido entre as partes”, destacou.

Mais dicas!

– Ao final, retome sua opinião associando-a só ao tema e proponha uma solução exequível. Há um pulo do gato aqui: como seu desenvolvimento se desenvolve a partir de dois argumentos, proponha soluções para ambas as situações. Uma deve ser completa, com todos os cinco elementos – agente, ação, meio modo, finalidade, detalhamento -, a outra não.

– Leitura dos textos motivadores, problematizar o tema, fazer o esquema redacional com contexto, tese, dois argumentos, dois possíveis repertórios e deixar a mente trabalhar.

– Nesses últimos dias vá fazer as questões objetivas. Sua mente trará à memória aquilo que importa. Anote tudo que for relevante. Depois mãos à obra. O projeto já está feito, agora é a hora de desenvolvê-lo.

O que não fazer!

– Escrever menos de oito linhas

– Assinar

– Usar qualquer tipo de identificador