MENU
Menu Principal

Entenda a importância da administração financeira de empresas

A gestão financeira pode ser exercida pelo Administrador de Empresas, bem como pelo Gestor em Recursos Humanos

às 21h45
Compartilhe:

O objetivo de qualquer empresa é a lucratividade. E ela só será alcançada a partir de uma correta administração financeira, o que envolve o controle do fluxo de caixa, essencial para a sobrevivência de qualquer negócio. Desenvolver essa habilidade é um diferencial na busca por uma colocação profissional. 

Uma boa administração ou gestão de recursos financeiros requer planejamento administrativo e monitoramento das receitas e dividendos, seja qual for o desempenho da economia do país, em crise ou crescimento. Para tanto, é preciso manter-se informado dos direitos e obrigações da corporação. 

Controle

A gestão financeira racional e eficiente acontece no dia a dia das empresas, sejam elas micro, pequenas ou grandes. Existem sistemas informatizados que auxiliam este trabalho. Eles vão além dos controles de contas a pagar e a receber, por exemplo, e colaboram para analisar os indicadores financeiros.

São métodos, processos e ferramentas padronizadas para ajudar o gestor a obter os melhores resultados financeiros. No entanto, não existe uma fórmula única. Cada empresa terá uma dinâmica operacional própria, o que as diferencia entre si. Mas os diretores ou gerentes financeiros não são apenas tesoureiros, e também se envolvem nos demais assuntos relativos aos investimentos globais da empresa. 

Trabalho integrado

A integração com outros setores corporativos, como a Gestão de Recursos Humanos, por exemplo, pode ser estratégica para o crescimento da corporação e para a geração de resultados, ou seja, de lucro. Decisões administrativas que não consideram apenas o impacto financeiro, mas também o humano, podem se mostrar mais acertadas. Afinal, o corpo de colaboradores é o principal capital de uma empresa. 

Com uma visão ampla de toda a governança corporativa, os administradores financeiros podem entender para onde a gestão está indo e qual o melhor caminho a ser trilhado.  

Especialidade

O leque de possibilidades de atuação profissional é amplo, sendo a gestão financeira da empresa um fator essencial para determinar se ela vai gerar lucro ou prejuízo. Essa função pode ser exercida pelo profissional formado em Administração de Empresas, bem como pelo Gestor em Recursos Humanos, que se dedica a esta área. Ambos os cursos estão disponíveis nas unidades do Grupo Tiradentes.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: