Erros que você precisa evitar ao apresentar o trabalho de conclusão de curso

A apresentação do TCC é uma fase crucial na vida de muitos estudantes, é o que vai definir se o aluno passará para a etapa que procede a graduação, por isso é muito importante que haja um preparo antes de enfrentar esse momento. É normal cometer alguns erros, mas o ideal é que não seja cometido nenhum. Para ajudar na apresentação trouxemos alguns erros que se puder fazer o máximo para evitar, faça! São eles:

Não ter respeito ao tempo estabelecido

A primeira coisa que deve se preocupar é fazer a sua explanação dentro do tempo estipulado. Esse tempo geralmente fica entre 15 e 20 minutos, mas pode variar de uma instituição para outra. Portanto, fique atento para não extrapolar o tempo e acabar falando demais.

Não conseguir passar confiança

Toda a apresentação deve ser um momento de mostrar algo que você fez, e que, portanto, sabe do que está falando. Alunos que fazem TCC sem ter paixão pelo tema fazem com que a chance de apresentar mal aumente. Se você fez o seu trabalho do início ao fim, sabe o conteúdo de ponta a ponta, tem a anuência do orientador etc. o seu risco de não passar confiança diminui muito.

Cometer erros de linguagem

Muitos estudantes universitários não dão importância a algumas questões que os professores falam ao longo do curso. Uma delas é a linguagem, a forma de falar. Há muitos erros comuns como falar muitas gírias (ex.”tipo assim…”), erros de pronúncia (ex. “poblema”, “pobrema”), pleonasmos (ex.”subir para cima”) e etc. É precisopedir a alguém de confiança (pode ser o orientador) para dizer onde está errando.

Ter uma má postura/imagem e não se vestir adequadamente

Os palestrantes hábeis sabem que a postura corporal é tão ou mais importante do que se está falando. Por isso, nos seus ensaios, tente identificar o que você precisa melhorar na sua postura. Outra coisa é a imagem. A apresentação de TCC é uma situação que exige formalidades. Então, preocupe-se em estar vestido a caráter. Há cursos de graduação que exigem determinada roupa, como um terno (ex: o curso de Direito pode ser um deles).

Ir contra a banca

Uma apresentação de TCC sempre vai ter críticas. Não é necessário levar a questão para o lado pessoal. Ouça as sugestões dos avaliadores e aceite com humildade. Não é momento para estrelismos. Caso haja excessos, o seu orientador deve entrar em ação. Ouça as críticas calmamente, mesmo que não concorde e não retruque a fala do examinador. Ao final da explanação do professor avaliador, geralmente os alunos têm a oportunidade de comentar as críticas (boas ou ruins). Seja humilde e diga que irá acertar os erros e até agradeça a crítica.